Publicado em 09/12/2015 por Administrator

Microcefalia - comunicado

Setembro de 2015 não trouxe uma boa-nova para os pernambucanos: as maternidades do Recife começaram a registrar um aumento expressivo no número de casos de microcefalia. A microcefalia é uma anomalia congênita, caracterizada por um crânio menor que a média, que se manifesta antes do nascimento e pode ser resultado de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação. A gravidade do fato levou os profissionais de saúde a alertarem as autoridades para uma possível epidemia, uma vez que, enquanto em 2014 foram registrados 12 casos durante todo o ano, em 2015, até a primeira quinzena de novembro, o número já era de 268 casos. A situação levou o Ministério da Saúde a declarar estado de emergência em saúde pública no país. Esse mecanismo é utilizado quando é necessária a adoção urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. O responsável por coordenar esse trabalho é o Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), formado por 19 órgãos e entidades.

A Fiocruz Pernambuco foi chamada a colaborar com as investigações pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Trabalhando de forma intensa e emergente, três grupos de trabalho foram formados: clínico-epidemiológico, laboratório/virologia e vetores.

A equipe de clínica e epidemiologia é formada por oito pesquisadores, a maioria médicos de diferentes especialidades (epidemiologia, infectologia, pediatria, clínica), com experiência na área de assistência à saúde e na investigação de agravos de saúde. Este grupo será responsável por elaborar estudos de caso-controle em gestantes e recém-nascidos com microcefalia e coortes controle.

O grupo de laboratório/virologia do Departamento de Virologia e Terapia experimental (Lavite) da instituição vem desde o surgimento dos primeiros casos de microcefalia, testando amostras biológicas de diferentes grupos populacionais em relação aos vírus da dengue, da chikungunya e do zika. Essa equipe está encarregada de realizar testes laboratoriais para identificar a infecção por zika em mães e nos recém-nascidos com microcefalia.

O grupo responsável pelos estudos dos vetores visa avaliar a competência vetorial de mosquitos aqui em Pernambuco para zika vírus e determinar a taxa de infecção natural pelo vírus em culicídeos de predominância importante no Estado. Adicionalmente, o grupo irá acompanhar as ações de bloqueio de transmissão de zika vírus. Todas essas atividades estão sendo desenvolvidas em consonância com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e conta também com as colaborações de pesquisadores de outras instituições.

Atualmente, a Fiocruz PE está elaborando com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Ministério da Saúde e Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), dois estudos abordando a relação do zika vírus com a microcefalia. São eles: “Microcefalia congênita: estudo de caso controle” e “Investigação de gestantes com exantema: estudo de coorte”.

Também foi aprovado, no dia 03 de novembro, no edital da Facepe, do Fundo Newton e da Medical Research Council, o projeto “The emergence of Zika Virus in Brazil: investigating viral features and host responses to design preventive strategies”. O projeto, que tem à frente o pesquisador do Deptº de Virologia e Terapia Experimental (Lavite) da Fiocruz PE, Rafael França, que irá estudar a biologia do vírus e sua interação com as células, informações que vão ajudar a desenvolver potenciais vacinas e novos alvos terapêuticos, além de novos insumos para diagnóstico, através de técnicas de biologia molecular. O mesmo será desenvolvido no Lavite em parceria com o colaborador do Center of Virus Research – Universidade de Glasgow (Reino Unido) – e contará com apoio de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

 

sinema izle film izle swefilm Putlocker

canlı bahisbahis siteleri