Biociências e Biotecnologia Stricto sensu Lato sensu Ensino a distancia Bolsas Disciplinas Informações para o aluno Inscrição e seleção Coordenação Infraestrutura Secretaria Acadêmica Biblioteca em Saúde Pública Teses e Dissertações Siga Fiocruz Ambiente Virtual de Discussão Novo Menu de Ensino ESTRICTO SENSO LATO SENSU ENSINO A DISTÂNCIA Teste Lista Docente

Acesse Rápido

Publicado em 27/05/2010 por Bruna Cruz

EAD

Educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que não exige que o aluno esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, podendo haver separação temporal ou espacial entre o professor e o aluno. A Fiocruz Pernambuco está começando a investir nesta modalidade coordenando turmas em parceria com outras instituições.

A primeira experiência neste sentido é a participação no “Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde”. Promovido pelo Ministério da Saúde e sob a orientação da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), coordenadora nacional do curso, a Fiocruz Pernambuco é responsável pelas turmas do estado de Pernambuco.

O curso tem quatro unidades de aprendizagem, com duração de seis meses, num total de 180 horas. As unidades são: políticas públicas e promoção da saúde; organização e funcionamento do SUS com equidade, integralidade, participação e controle social; aplicação de sistemas e ferramentas para uma gestão eficaz e eficiente dos serviços e sistemas de saúde; e a gestão do cuidado: qualidade, integralidade e humanização.     Participam do curso profissionais de nível médio e superior que desempenham funções estratégicas na gestão dos serviços e sistemas públicos de saúde, indicados por suas chefias nas secretarias municipais e estadual de saúde.

A segunda experiência da Fiocruz Pernambuco em um curso na modalidade EAD é servir como pólo de apoio presencial para a região Nordeste do curso de “Geo-processamento em saúde”, promovido pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFGO).

Ambas as iniciativas estão contribuindo para que, futuramente, a instituição esteja habilitada a oferecer seus próprios cursos à distância.

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Pernambuco
Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM)
Av. Professor Moraes Rego, s/n - Campus da UFPE - Cidade Universitária | Recife/PE - Brasil | CEP: 50.740-465 - Telefones: 81 2101.2500 | 2101.2600 | E-mail: imprensa@cpqam.fiocruz.br