Acesse Rápido

Publicado em 26/05/2010 por Administrator

Controle de Culicídeos Vetores

sr_culicideosO Serviço de Referência em Controle de Culicídeos Vetores (SRCCV) do CPqAM-Fiocruz/ PE tem como objetivo principal apoiar os serviços de saúde no desenvolvimento de métodos e operacionalização de medidas de controle de populações de culicídeos vetores. Entre as atividades realizadas pelo serviço destacam-se os ensaios para avaliar a eficiência de larvicidas biológicos à base de bactérias entomopatógenas do gênero Bacillus e de inseticidas químicos contra Culex quinquefasciatus (transmissor da filariose) e Aedes aegypti (vetor da dengue) e os ensaios para verificar a suscetibilidade de populações de culicídeos a estes compostos.

As demandas dos testes realizados no SRCCV advêm de órgãos públicos como o Ministério da Saúde, secretarias de saúde estaduais e municipais; universidades, além das instituições de pesquisa e ensino. Para desenvolver suas atividades, o SRCCV conta com o laboratório do Departamento de Entomologia e o insetário de criação de culicídeos.


O SRCCV é um dos laboratórios de Referência para instituições brasileiras e estrangeiras. Fundamentais para as estratégias nacionais de saúde pública, os serviços de referência da Fiocruz são capazes de dar respostas imediatas a problemas emergenciais, como epidemias ou novas doenças. Uma das importantes demandas do Ministério da Saúde é o monitoramento da suscetibilidade de populações de culicídeos aos inseticidas, químicos ou biológicos, usados nos programas de controle de vetores.

Atividades

  • Apoio aos serviços de saúde em métodos e operacionalização de medidas de controle de populações de culicídeos vetores;
  •  Determinação da potência larvicida de produtos à base de bactérias entomopatógenas do gênero Bacillus, contra Culex quinquefasciatus e Aedes aegypti;
  • Determinação da eficiência e da atividade larvicida residual de inseticidas químicos e biológicos;
  • Determinação da suscetibilidade de populações de culicídeos a larvicidas biológicos e químicos;
  • Capacitação de técnicos dos serviços de saúde em identificação, métodos de coleta e controle biológico de mosquitos vetores.
  • Determinação da infecção vetorial por Wuchereria bancrofti e vírus Dengue.

Contato

Coordenação do Serviço de Referência em Controle de Culicídeos Vetores
Maria Alice Varjal de Melo
 (Bióloga, PhD em Saúde Pública)

Telefones: 55 81 2101-2645

Fax: 55 81 3453-2449

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

sinema izle film izle swefilm Putlocker