Acesse Rápido

Publicado em 26/05/2010 por Adagilson Batista

Filarioses

sr_filariose1O Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro  de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, atende às demandas do Ministério da Saúde (MS) desde 1986, prestando atendimento clínico, urológico, ultra-sonográfico e laboratorial aos pacientes oriundos dos diversos serviços de saúde de todos os estados do Brasil, para a investigação das filaríases.

O serviço também promove a formação de recursos humanos e presta consultoria aos serviços de saúde e instituições de ensino em âmbito municipal, estadual e federal. Em 2011, conquistou o certificado de acreditação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e da Joint Commission International (JCI), documento que atesta a conformidade do SRNF aos requisitos e padrões internacionais de atenção ao paciente, zelando pela segurança, qualidade no atendimento e redução de risco aos quais os profissionais que atuam nesse setor podem ser submetidos.

O SRNF conta com instalações de ambulatório para desempenhar atividades de atendimento clínico, ultra-sonográfico e urológico. As atividades laboratoriais são desenvolvidas nos laboratórios do Departamento de Parasitologia. O serviço trabalha em colaboração com os vários departamentos da instituição.

 

Atividades

As atividades desempenhadas pelo Serviço de Referência em Filarioses estão inter-relacionadas e distribuídas em três categorias:

1) Assistência

  • Presta atendimento clínico, urológico e ultra-sonográfico aos pacientes encaminhados pelos diversos serviços de saúde para diagnóstico de filariose;
  • Emitem laudos ao sistema de referência e contra-referência;
  • Realiza testes sorológicos e parasitológicos no diagnóstico das filarioses;
  • Realiza o controle de qualidade das hemoscopias realizadas por outros serviços de saúde das redes municipais e estaduais.

2) Capacitação de recursos humanos ou ensino

  • Elabora manuais;
  • Treina técnicos de nível médio para auxílio no diagnóstico filarial;
  • Treina profissionais de nível superior da área de saúde no diagnóstico clínico, laboratorial e no tratamento da filariose bancroftiana.

3) Pesquisa

  • Realiza a avaliação epidemiológica de áreas suspeitas, consideradas extintas para a obtenção da certificação de eliminação ou com dificuldades na investigação filarial no sentido de capacitar os serviços de saúde locais;
  • Mantém um banco de amostras biológicas em filariose que pode servir como suporte de material para os diversos ensaios sorológicos;
  • Promove e orienta pesquisas relacionadas às filarioses;
  • Desenvolve novas metodologias diagnósticas.

Contato

Coordenação do Serviço de Referência Nacional em Filarioses
Abraham Rocha (Biomédico, PhD em Ciências)

Telefones: 55 81 2101-2575

Fax: 55 81 3453-2449

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Mariobet nasil

bahis

hint filmi izlehep yek 2 izletüvtürk randevu