Publicado em 04/06/2010 por Administrator

Saúde Coletiva

Saúde Coletiva
 
 
O Departamento de Saúde Coletiva (Nesc) desenvolve atividades voltadas para a capacitação e formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o sistema de ciência e tecnologia; para a produção científica e tecnológica; e ações de cooperação técnica em saúde coletiva.  Criado em 1987, sua história permeia o processo de reforma sanitária brasileira.

O Nesc tem contribuído para a consolidação do SUS e atuado em diversos campos da saúde coletiva: Políticas, Planejamento e Gestão; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Análise de Políticas Públicas; Avaliação de Programas e Serviços de Saúde; Saúde Ambiental e do Trabalhador; Saúde do Índio; Violência em Saúde; Gestão do Trabalho em Saúde; Análise de Sistemas de Informações em Saúde; Educação Popular em Saúde.

O departamento conta atualmente com um corpo de docentes constituído por 22 doutores e 10 mestres e assume papel importante na construção da pós-graduação em saúde pública. Mantém integração permanente com os serviços de saúde, realizando uma reflexão crítica sobre os modelos de saúde implantados no Brasil e procurando subsidiar mudanças nas práticas desenvolvidas pelas organizações do setor. Essas ações são fortalecidas por meio de convênios e colaborações técnicas estabelecidas com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e secretarias municipais de Saúde de Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, para a formação de recursos humanos através da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e da Residência em Medicina Preventiva e Social, além de assessorias e parcerias no desenvolvimento de projetos.

O Nesc conta, atualmente, com sete laboratórios que se constituem em espaços de articulação de pesquisadores do departamento, alunos e colaboradores para desenvolvimentos de pesquisas e cooperação técnica.
 

Contato

Sidney Farias (Chefe do Departamento)

Lindinalva Menezes (Secretária)

Telefone: 55 81 2101-2603

bahis

hint filmi izlehep yek 2 izletüvtürk randevu