Página Principal


Quem somos


Produtos


Publicações


Notícias


Equipe


Contato


Busca


Seja bem vindo ao site da estação pernambucana da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde.


Destaques . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Região Centro-Oeste assina termo do Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
.
A cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso Centro-Oeste para a realização do Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS (CNQGS) aconteceu, no dia 06 de Julho, na Escola de Saúde Pública doutor Jorge David Nasser, em Campo Grande. Leia mais.


Pesquisa compara perfil sócio-demográfico motivação de médicos do PSF.
Uma das grandes preocupações do SUS, a qualidade dos serviços prestados à população está muito ligada à motivação dos profissionais de saúde. Identificar as possíveis associações entre o perfil sócio-demográfico e a motivação para o trabalho dos médicos do Programa Saúde da Família, na região metropolitana do Recife, foi o tema de dois anos de pesquisa de Flávio da Guarda, membro do Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco. Leia mais.


Abrascão 2009 prorroga envio de trabalhos
.

O IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva adiou para 5 de junho o prazo para envio de trabalhos científicos. A nona edição do evento será realizada em Recife-PE, de 31 de outubro a 4 de novembro, pela Abrasco, com coordenação da Fiocruz Pernambuco - Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães. Leia mais.


Curso nacional qualificará gestores do SUS
.
Através do modelo de educação à distância, o Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS tem como grande meta capacitar e aperfeiçoar profissionais estaduais e municipais que exercem função de gestão ou gerência na saúde. O lançamento do curso no Nordeste se dará no dia 17 de abril, no auditório da Fiocruz Pernambuco. Leia mais.


Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde forma 120 alunos.
O Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, parte do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS), teve seu encerramento realizado na última sexta-feira, dia 12. Compareceram à cerimônia, sediada no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), no Rio de Janeiro, 120 alunos de todas as regiões do país. Leia mais.

Rede ObservaRH se reúne em oficina na sede da OPAS Brasil.
Representantes das 21 estações de trabalho da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde se reunirão em uma oficina nos dias 18 e 19 de dezembro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília/DF. O encontro visa discutir demandas levantadas pelas secretarias do Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS. Leia mais.

Curso internacional forma gestores em saúde para a América Latina.
Foi concluída, na última semana de novembro, a segunda turma do Curso Internacional de Especialização em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde (CIRHUS), para a América Latina. Vinte e seis profissionais de saúde da região do Cone Sul e de três estados brasileiros participaram do curso, promovido pela ENSP/Fiocruz, com apoio do Ministério da Saúde e da OPAS Brasil. Leia mais.


Relatório da OMS alerta para atenção primária à saúde e destaca Brasil como modelo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou seu relatório anual, intitulado "Atenção Primária à Saúde – agora mais do que nunca", onde enfatizou a necessidade de adoção da atenção básica à saúde e o combate a desequilíbrios tanto em países pobres quanto ricos. O programa Saúde da Família e os Observatórios de Recursos Humanos foram citados como modelos a serem seguidos. Leia mais.


Simpósio internacional em Ribeirão Preto debate recursos humanos e sistemas de saúde.
Em comemoração ao lançamento da nova sede, no Brasil, da Rede Global de Centros Colaboradores para Enfermagem e Obstetrícia, da Organização Mundial de Saúde (OMS), acontece no dia 28 de novembro, em Ribeirão Preto, São Paulo, o Simpósio Internacional "Globalização e Determinantes da Saúde: Implicações para o Desenvolvimento de Recursos Humanos e os Sistemas de Saúde". Leia mais.


Seminário discute a formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Mercosul
.
As características, os obstáculos e as possibilidades da educação técnica em saúde serão os temas de debate do seminário “Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Brasil e no Mercosul”, a ser realizado entre 24 e 26 de novembro no Rio de Janeiro. O seminário buscará refletir a respeito da educação dos técnicos em saúde no Mercosul, matéria tida como eixo de articulação das políticas nacionais e regionais dos setores trabalho, ensino e saúde. Leia mais.


Clique aqui para mais notícias.


Atualizações do site . . . . . . . . . . . . . . . . .

- Disponibilizado em Publicações o RELATÓRIO DE PESQUISA: LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E FORMAS DE CONTRATAÇÃO DOS TRABALHADORES NOS MUNICÍPIOS, do grupo de pesquisa formado por Kátia Rejane de Medeiros, Ricardo Antônio Wanderley Tavares, Gleidson Castro Bonifácio da Silva e Rosa Mª Pessoa.

- A Dissertação de Mestrado "O PROCESSO DA PROFISSIONALIZAÇÃO MÉDICA EM PERNAMBUCO - UM ESTUDO SOBRE A CATEGORIA MÉDICA PERNAMBUCANA, SUA ORGANIZAÇÃO, SEUS INTERESSES", de Pedro Miguel dos Santos Neto, está disponível nas Publicações do site.

- Está disponível, na área de Publicações, a Tese de Doutorado "ESTRATÉGIAS PARA A DISTRIBUIÇÃO E FIXAÇÃO DE MÉDICOS EM SISTEMAS NACIONAIS DE SAÚDE: O CASO BRASILEIRO", de Romulo Maciel Filho.