O seminário "Gestão e Governança na Fiocruz: Fortalecendo unidades e escritórios regionais" terá como objetivo discutir e aprimorar as melhores práticas de gestão e governança nas unidades regionais da Fiocruz, abordando desafios e compartilhando atividades exitosas.
As inscrições para a Semana de Biociências e Biotecnologia em Saúde 2024 se encontram abertas. O evento, que contempla quatro dias de aprendizado e intercâmbio científico, acontecerá na Fiocruz Pernambuco. Este ano a programação está repleta de palestras, mesas-redondas e minicursos que abordarão variados tópicos.
A primeira semana de setembro de 2024 será dedicada às celebrações alusivas aos 74 anos de existência do Instituto Aggeu Magalhães. Buscando contemplar a diversidade de perfis existentes na nossa comunidade institucional, a programação inclui diferentes atividades.
O Sextou na Coletiva do mês de agosto acontecerá em formato remoto, aberto à participação de toda a comunidade do IAM, com o tema geral do encontro sendo Formação, Regulamentação e inserção da profissão dos sanitaristas em debate.
A XI Jornada Científica do IAM acontecerá em julho. Aberta a todos os alunos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (modalidade acadêmico e profissional) e em Biociências e Biotecnologia em Saúde. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, prioritariamente com defesa prevista para o ano de 2025.
Saiba mais
O 2nd Indo-Brazilian Seminar and Scientific Interaction, que vai acontecer na área de ensino da Fiocruz Pernambuco, tem como público-alvo alunos de graduação e de pós-graduação interessados na temática.
Dez anos após a sua primeira edição, a Fiocruz Pernambuco, por meio do Núcleo de Diversidade e Inclusão do IAM, promove o II Seminário Nacional sobre os Impactos do Racismo na Ciência e na Saúde (SNIRCS). O evento reunirá, no Recife, pesquisadores, estudantes e promotores de políticas raciais, das diversas regiões do país, para refletir e debater a respeito dos impactos do racismo na produção científica no campo das ciências da saúde, no Sistema de Saúde e no cotidiano de toda a população brasileira.
A RAIC 2024 acontecerá no auditório da Fiocruz PE. A cerimônia de abertura contará com palestra sobre o tema Como as Boas Práticas de Pesquisa Científica podem melhorar a qualidade da pesquisa que você realiza? O evento é aberto ao público.
Com o tema Estratégias de cooperação para a construção de uma Vigilância Sanitária Arretada, a edição do projeto Sextou na Coletiva do mês de maio iniciará às 8h, seguida de roda de conversa e oficinas.
O projeto Sextou na Coletiva do mês de abril traz como tema de debate a Atenção Primária à Saúde (APS). No auditório da Fiocruz PE, haverá discussão para problematizar a situação atual na APS e propostas de reorganização. O evento visa a integração de discentes e docentes da pós-graduação em nossa instituição, incentivando a formação de uma comunidade acadêmica mais colaborativa.
A Fiocruz Pernambuco e a Campanha Mãos Solidárias, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Associação Mãe Terra, estão organizando o Seminário Cozinhas Populares Solidárias: combatendo a fome e alimentando a cidadania. O evento acontece no auditório Prof. Frederico Simões Barbosa, da Fiocruz PE, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A aula inaugural das turmas 2024 dos Programas de Pós-graduação da Fiocruz Pernambuco acontecerá no auditório Frederico Simões Barbosa, às 9h.
Aberto ao público, o encontro trará o tema “Inteligências” Artificiais: Oportunidades, Desafios e Perigos.
Composto por palestras rápidas, momento cultural, exibição de documentário, oficinas e finalizando com música em clima de happy hour, o Sextou na Coletiva é a mistura perfeita de aprendizado e descontração. Organizado pela coordenação da pós-graduação em colaboração com estudantes e professores, "Sextou na Coletiva" é uma oportunidade para todos contribuírem com sugestões de atividades e temas.
O Seminário Desastre-crime do petróleo no litoral pernambucano e a saúde dos povos das águas, promovido pelo Laboratório de Saúde Ambiente e Trabalho (Lasat) - do Depto de Saúde Coletiva da Fiocruz Pernambuco é um evento gratuito e aberto ao público, o seminário acontecerá no auditório da Fiocruz PE.
As inscrições para a Semana de Biociências e Biotecnologia em Saúde (SBBS) já estão abertas. O evento, que acontecerá na Fiocruz PE, tem como tema "Ciência a Serviço da Sociedade”.
Será realizado no auditório da Fiocruz Pernambuco, o evento é uma realização em parceria entre a empresa Illumina e o Núcleo de Plataformas Tecnológicas (NPT) da Fiocruz PE.
Na próxima sexta-feira, tem início o mês de setembro e com ele as celebrações dos 73 anos de existência do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). Diversos eventos estão programados para o período. A celebração pelos 73 anos do IAM seguem por todo o mês.
A Jornada de Vocação Científica Provoc, que precisou ser adiada por conta das fortes chuvas no Recife e Região Metropolitana, teve sua nova data definida. O encontro será presencial e aberto à participação de toda a comunidade da instituição e do Colégio de Aplicação, onde estudam os bolsistas.
Edit.: O evento da Jornada de Vocação Científica Provoc que aconteceria no dia 28/07 foi suspenso devido aos transtornos no transporte público causados pela greve dos rodoviários. Assim que for definida outra data, informaremos.
O tema do seminário é fruto da pesquisa "Travesti também envelhece", desenvolvida pela ONG Gestos e será apresentado pela antropóloga Jô Menezes, uma das autoras do estudo. Também participa do evento a educadora comunitária do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Biancka Fernandes que falará tanto do seu ponto de vista como mulher trans, como da sua vivência como trabalhadora trans na Fundação. Outra convidada é a psicóloga Júlia Bueno, que abordará o tema a partir da perspectiva da saúde mental.
Estão abertas as inscrições em curso sobre divulgação científica, voltado para trabalhadores e estudantes da Fiocruz Pernambuco. O curso intitulado “Sociedade, Pesquisa, Escrita e Novas Tecnologias: a importância de pesquisadores e alunos divulgarem ciência e como fazê-lo” tem como objetivo estimular pesquisadores e alunos da Fiocruz PE para a divulgação da ciência e oferecer ferramentas técnicas e informacionais.
A X Jornada Científica do IAM será realizada de forma presencial na abertura/encerramento e on-line, nas apresentações dos trabalhos, utilizando a plataforma Zoom. Podem participar todos os estudantes de mestrado e doutorado - acadêmico e profissional - dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) e de Biociências e Biotecnologia em Saúde (PPGBBS) da instituição.
A Fiocruz PE promoverá o seminário, que tem por objetivo discutir como a ecologia ancestral pode contribuir para o bom conviver. Fruto do projeto Promoção Emancipatória da Saúde em Territórios no Semiárido como Estratégia de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. O evento acontecerá em duas etapas.
A Fiocruz Pernambuco promoverá um ciclo de debates intitulado “Colonialismo Digital: a relação entre colonialismo, racismo e tecnologias digitais”, ministrado pelo professor da Universidade Federal de São Paulo, Deivison Faustino.
A 31ª Raic da Fiocruz Pernambuco acontecerá em maio de 2023. A abertura, no dia 22, contará com palestra do pesquisador da casa e chefe do Depto de Microbiologia, Christian Reis, sobre o tema “Da Iniciação Científica à Liderança na Pesquisa e Gestão – Reflexões sobre as oportunidades e os desafios na trajetória acadêmica”.
Edit: Devido ao cancelamento das apresentações de trabalhos da Raic que deveriam ocorrer no dia 24, a coordenação dos programas Pibic/Pibiti na Fiocruz PE divulga ajustes na programação do evento.
Será realizado na Fiocruz Pernambuco o seminário Pesquisas em saúde com os povos indígenas: novos caminhos para a produção científica. Serão conferencistas o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Paulo Cesar Basta e a responsável técnica pelo Edital de Saúde Indígena do Programa Inova Fiocruz, Sandra Magalhães Fraga. A mediadora será a pesquisadora indígena Guarani Kaiowá e doutoranda da Unicamp, Kellen Natalice Vilharva.
A Fiocruz Pernambuco realiza neste mês de maio um conjunto de ações voltadas à saúde do trabalhador. A iniciativa é do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), por meio do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust).
A aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz Pernambuco, com a temática “Crise climática e saúde”, será proferida pelo pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Christovam Barcellos.
Fruto de uma colaboração entre a Universidade de Aveiro (Portugal) e as unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Farmanguinhos e Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE), acontecerá a mesa redonda “Sistemas de Saúde Pública no Brasil e em Portugal: seus desafios e oportunidades na promoção e acesso a saúde integral”.
O mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife estará no estacionamento da Fiocruz Pernambuco, numa ação organizada pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT).
A pesquisa Desastre do petróleo – Saúde dos povos das águas lança, no auditório da Fiocruz Pernambuco, o documentário “O mar que habita em mim”, fruto da dissertação da mestra em Saúde Pública Mariana Gurbindo Flores. O evento está inserido no calendário do Centro de Estudos da instituição, como uma edição extraordinária, e contará como crédito para os alunos da pós-graduação da unidade.
A Coordenação de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (CAAPS) da Fiocruz Pernambuco realiza a oficina Ambiente, atenção e promoção da saúde na Fiocruz. O objetivo é promover a integração do setor com a Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação.
A Oficina de Organização da Coordenação de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (CAAPS), setor recém-criado pela Direção da Fiocruz Pernambuco, será promovida na próxima terça-feira. O evento é aberto para servidores e terceirizados, particularmente os que desenvolvem projeto e/ou atividades vinculadas a: questões relacionadas ao ambiente, à atenção à saúde, a promoção da saúde; aos serviços de referência; à qualidade.
Com o objetivo de proporcionar uma oportunidade de apresentação dos trabalhos dos estudantes, com defesa prevista para o ano de 2023, dos cursos de mestrado ou doutorado, vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública ou Biociências e Biotecnologia em Saúde, o evento ocorrerá de forma exclusivamente online, com a palestra inicial sobre “Os desafios da Pós-graduação no Brasil”, ministrada pela pesquisadora Camila Indiani de Oliveira, da Fiocruz Bahia, transmitida pelo Youtube da Fiocruz PE.
A 10ª Semana de Biociências e Biotecnologia em Saúde (SBBS) da Fiocruz Pernambuco, realizada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em BBS, com o apoio da Vice-Direção de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência da Fiocruz PE, busca discutir junto aos participantes a importância da formação de novos pesquisadores e bem como contribuir na escolha de uma futura área de atuação acadêmica.
Em evento comemorativo de 1 ano do Núcleo de Diversidade e Inclusão do IAM, serão discutidas temáticas presentes na cartilha "Assédio moral e sexual no trabalho: Prevenção e enfrentamento na Fiocruz", com a comunidade do IAM.
O encontro será realizado na sala 1, às 9h.
O Núcleo de Diversidade e Inclusão do IAM, em evento restrito à todas as chefias, de setores e de departamentos, convida para a roda de conversa "Como prevenir situações de assédio e violência no trabalho". O encontro será conduzido pela coordenadora do Cogepe, Andrea da Luz e pela ouvidora-substituta da Fiocruz, Daniela Bueno e será realizado na Sala 01 (Setor de Ensino).
A Regional Nordeste I da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz) fará a cerimônia de premiação dos trabalhos destacados na Etapa Regional da 11ª edição. O evento é destinado a estudantes, professores(as) e coordenadores(as) dos estados que compõem a Regional (PE, RN, CE, MA, PI e PB), e será transmitido de forma online, pelo Youtube da Fiocruz Pernambuco.
"Caminhos para a Sustentabilidade do SUS como um Sistema Público e Universal". O seminário é uma promoção dos grupos de pesquisa Saberes e Práticas em Saúde, do PPGSP da Fiocruz PE e Pesquisa em Economia Política da Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para falar no Seminário de Economia da Saúde foram convidados a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Fabíola Vieira Sulpino e o professor aposentado da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Adilson Marques Gennari.
A Regional Nordeste I da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) realizará a oficina pedagógica “Ciência e tecnologia no ambiente escolar” que será ministrada por profissionais de diversas unidades da Fiocruz e de instituições de ensino parceiras na Obsma. A Regional Nordeste I que tem na coordenação Zulma Medeiros (Fiocruz PE) e como coordenador adjunto Luis Fernando Pessoa (Fiocruz CE), abrange os estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
O Seminário Previne Brasil terá como expositoras a professora da Universidade de Pernambuco Cristina Sette e a economista Mariana Melo. A debatedora será a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) Ligia Giovanella. A promoção é dos grupos de pesquisa Saberes e Práticas em Saúde, do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Fiocruz PE e Pesquisa em Economia Política da Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O aplicativo — que ajuda desde 2018 a sociedade a monitorar quanto os municípios brasileiros investem no SUS — terá sua tecnologia transferida do Grupo de Pesquisa Saberes em Práticas de Saúde da Fiocruz PE para o DESID do Ministério da Saúde. Os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta promovem uma oficina com representantes de órgãos e fóruns de controle de contas públicas, técnicos do MS, gestores estaduais e municipais da saúde e estudiosos no tema.
Dentro das ações previstas no projeto Fiocruz Saudável, o IAM receberá parte da equipe da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) da Fundação. Aproveitando a ocasião, acontecerá a palestra Estratégias para a gestão do ruído e substâncias ototóxicas na Fiocruz.
Livros escritos e organizados por pesquisadores e pós-graduandos da Fiocruz Pernambuco, alguns em parceria com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, serão lançados coletivamente. O lançamento reúne obras publicadas entre 2021 e 2022, na versão impressa. A ação faz parte das comemorações dos 72 anos da instituição, celebrados agora em setembro.
Estão abertas as inscrições para a oficina Relações de poder na pós-graduação e seus impactos na saúde mental, destinada a estudantes e docentes da Fiocruz Pernambuco. O objetivo é refletir sobre os impactos gerados pela pandemia de Covid-19 na saúde mental desses dois grupos e sobre os conflitos recorrentes na pós-graduação, com as relações de poder. A promoção é do Serviço de Orientação Estudantil (SOE) da Fiocruz PE e do Centro de Apoio ao Discente (CAD) da Fiocruz.
Dentro das celebrações dos 72 anos do IAM serão comemorados os 35 anos do Departamento de Saúde Coletiva (Nesc). Na ocasião, cinco pesquisadores seniores serão homenageados: Ana Brito, Antônio Mendes, Lia Giraldo, Maria de Fátima Militão e Wayner Souza. Também haverá um diálogo sobre as vivências de cada um deles na saúde coletiva.
Dentro das comemorações dos 72 anos da Fiocruz Pernambuco, que tem a saúde mental como tema, será realizado o debate Saúde Mental: Caminhos para o cuidado individual e coletivo. O evento terá transmissão pelo canal oficial da Fiocruz - PE, no Youtube.
A Fiocruz Pernambuco chega aos 72 anos nesta sexta-feira (02/09). Para comemorar, estão programados quatro dias de atividades em setembro que incluem debate, palestra, homenagens e lançamento de livro. O tema principal das comemorações será saúde mental, com abordagens nos dias 16 e 27 de setembro. Mais informações sobre cada evento comemorativo dos 72 anos da Fiocruz Pernambuco serão divulgadas ao longo do mês, por meio do boletim eletrônico, site e redes sociais.
Com o tema: "O LAM-Saúde e sua contribuição para o ensino, pesquisa e inovação em saúde", o Centro de Estudos terá como palestrante a pesquisadora da Fiocruz PE e coordenadora do Laboratório de Avaliação, Monitoramento e Vigilância em Saúde (LAM-Saúde), Eduarda Cesse.
No intuito de ampliar e aprofundar a discussão sobre o emprego de raça e conceitos associados nas pesquisas em saúde coletiva no Brasil, a Vice direção de Ensino, em parceria com o Núcleo de Diversidade e Inclusão da Fiocruz Pernambuco e com o Grupo de Estudos sobre Racismo e Saúde, coordenado pela pesquisadora Tereza Lyra (Nesc), promovem o Centro de Estudos sobre o emprego de raça e conceitos associados nas pesquisas em saúde coletiva no Brasil.
A Vice-Direção de Ensino da Fiocruz Pernambuco promoverá uma discussão online com o tema “Divulgação Científica na Fiocruz Hoje”. Toda a comunidade do IAM é convidada a participar do encontro, que contará com a participação, como debatedores, da coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe; do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rodrigo Murtinho; da assessora de Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Raquel Aguiar e do assessor de Comunicação da Fiocruz Brasília, Wagner Vasconcelos.
"A ciência da Felicidade: interação social nos dias de hoje" é o tema da palestra que será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruno Severo, conhecido como doutor Felicidade. O evento é parte das ações de melhoria e qualidade de vida no trabalho no IAM.
A Abertura do Ano Letivo do IAM/Fiocruz Pernambuco 2022 acontecerá no formato online. Dois anos após o início da pandemia do Covid-19, teremos a honra de contar com o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, que falará sobre "Perspectivas e Desafios para a América Latina no cenário pós-pandêmico".
Um conjunto de ações em prol da melhoria do ambiente de trabalho na Fiocruz Pernambuco, promovidas pelo Serviço de Gestão do Trabalho, por meio do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), terá início na próxima semana. A primeira dessas iniciativas é o diálogo "Comunicação Não Violenta (CNV) no ambiente de trabalho".
O webinar internacional "Covid-19: cenários atuais e perspectivas pós-pandemia", é um evento realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães / Fiocruz - PE, em parceria com o Consulado Britânico em Recife, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) o evento foi criado com o objetivo de discutir os cenários epidemiológicos da pandemia no Brasil em relação a outros países da Europa, incluindo as perspectivas de novos testes de diagnóstico, tratamentos e estudos de fase 3 em andamento no desenvolvimento de vacinas.
Em 2 de setembro de 2020 o Instituto Aggeu Magalhães / Fiocruz Pernambuco, celebra 70 anos de contribuição a ciência. Para comemorar, a instituição preparou uma agenda de eventos para todo o mês de setembro. Conheça a programação e tenha acesso ao conteúdo do evento.