Ensino

Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde

A criação do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde (PPGBBS) surgiu como parte da missão do IAM/FIOCRUZ no âmbito de gerar recursos humanos com atenção as necessidades regionais e nacionais na área de produção de conhecimentos científicos e atuação em inovação tecnológica na saúde. O PGBBS do IAM/FIOCRUZ foi criado no ano de 2012, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES e homologado pelo Conselho Nacional de Educação/CNE.

O PPGBBS dispõe das modalidades Mestrado e Doutorado Acadêmico e foi inserido na área das Ciências Biológicas III (área da Avaliação da Capes), que compreende as áreas de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia, as quais são áreas de conhecimento muito consolidadas no país. Foi aprovado, inicialmente, com o conceito quatro e na primeira avaliação quadrienal (2013/2016) ascendeu para o conceito cinco, o que demonstra que a qualidade existe desde a sua criação e permanece em busca da excelência. A criação desse Programa buscou congregar a expertise do corpo docente e a produção científica do IAM, que em grande parte está voltada para o controle de endemias/epidemias regionais ou nacionais, para algumas enfermidades negligenciadas, bem como para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que em seu conjunto englobam as áreas de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Virologia e Biologia Molecular. Dessa forma, está sendo extremamente benéfica a aplicação de boa parte da produção do IAM na edificação do PPGBBS, pois o enfoque do programa é a produção de conhecimento e o desenvolvimento de novos insumos, imunobiológicos, como kits diagnósticos, vacinas e novas terapias e metodologias de controle de vetores, aliando estudos de pesquisa básica com ferramentas biotecnológicas. A formação acadêmica nesta área e a possibilidade de obtenção destes produtos estimulam a cadeia produtiva local e nacional, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da região nordeste.

Navegue por: Formas de Ingresso / Infraestrutura do programa / Acesso ao Sig@SS


Conheça nossos cursos: 

  • Mestrado Acadêmico em Biociências e Biotecnologia em Saúde

    O Curso de Mestrado Acadêmico em Biociências e Biotecnologia em Saúde tem como principal objetivo a atualização e qualificação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho, incluindo ensino e pesquisa, de forma compatível com os avanços científicos e tecnológicos, formando recursos humanos altamente qualificados nos campos da vigilância ambiental em doenças transmitidas por vetores, novas ferramentas no diagnóstico, terapia celular, imunoprofilaxia e áreas que fazem uso de ferramentas de biologia celular e molecular com ou sem aplicações biotecnológicas. De acordo com a área de concentração escolhida, esses profissionais deverão possuir uma formação diferenciada tanto ao nível do conhecimento científico como do domínio de tecnologias de ponta em diferentes ramos das ciências biológicas e biomédicas, o que os capacitará a encontrar uma melhor colocação profissional.

    O curso proposto visa assim aprofundar o conhecimento acadêmico e profissional, possibilitando desta forma, ao aluno desenvolver habilidades para a carreira de ciência e tecnologia, na condução de pesquisas em instituições na esfera pública e privada, promovendo assim, o desenvolvimento socioeconômico e científico da região nordeste.

    O curso tem duração de 24 meses, em regime de tempo integral, sendo as disciplinas obrigatórias e eletivas distribuídas durante o primeiro ano. Estas devem estar em consonância com o plano de estudos do mestrando, definido conjuntamente com seu orientador.

    As vagas são oferecidas aos profissionais de nível superior da área de Ciências Biológicas e Saúde. As inscrições para a seleção do mestrado acontecem anualmente, no segundo semestre. O número de vagas é definido em função da disponibilidade de orientação do corpo docente.

    Conheça: Estrutura Curricular

  • Doutorado Acadêmico em Biociências e Biotecnologia em Saúde

    O Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde visa à formação de pessoal altamente qualificado, técnica e cientificamente, para atuar em diferentes mercados de trabalho, incluindo ensino, pesquisa, prestação de serviços e empreendedorismo em biotecnologia, formando recursos humanos para os campos da vigilância ambiental em doenças transmitidas por vetores, novas ferramentas no diagnóstico, terapia celular, imunoprofilaxia e áreas que fazem uso de ferramentas de biologia celular e molecular com ou sem aplicações biotecnológicas. Os profissionais formados neste curso deverão apresentar habilidades e conhecimento para atuarem de forma competitiva em pesquisa nas áreas como Imunologia, Virologia, Entomologia, Parasitologia, Biologia Celular e Molecular Básica e Biotecnologia, entre outras e sua atuação deverá ter um impacto positivo no estudo e controle de doenças que afligem a população brasileira e do Nordeste em especial.

    O referido curso tem duração de 48 meses, em regime de tempo integral, sendo as disciplinas obrigatórias e eletivas distribuídas durante os dois primeiros anos. Estas devem estar em consonância com o plano de estudos do doutorando, definido conjuntamente com seu orientador.

    As vagas são oferecidas aos profissionais de nível superior da área de Ciências Biológicas e Saúde, que tenham título de mestre. As inscrições para a seleção do doutorado acontecem anualmente, no segundo semestre. O número de vagas é definido em função da disponibilidade de orientação do corpo docente.

    Conheça: Estrutura Curricular


Equipe | Contato

Coordenadora

zulma.medeiros@fiocruz.br


Vice-coordenadora

claudia.fontes@fiocruz.br


Secretária Acadêmica

rivaldete.souza@fiocruz.br