Ensino

Biblioteca Instituto Aggeu Magalhães

Faça buscas, consultas e veja os arquivos da nossa biblioteca

Acesso ao catálogo

A Biblioteca do IAM foi inaugurada por ocasião da criação do Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães, datando seus primeiros registros de 1952. Seu acervo é especializado em Ciências Biomédicas, Saúde Pública e ciências afins. Tem como finalidade reunir, organizar e disseminar a documentação necessária ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e ensino da instituição. O acervo da biblioteca está à disposição de todos os alunos, docentes, pesquisadores, estagiários e funcionários do IAM, para fins de empréstimo, consulta e uso de seus serviços. 

Para o público em geral, o acervo encontra-se disponível apenas para consulta.

Acesse o catálogo


Serviços ofertados
Os serviços ofertados pela Biblioteca do IAM são destinados apenas a comunidade da Fiocruz.
Orientação na consulta ao acervo
Com uma equipe de multiprofissionais, a biblioteca conta com bibliotecários para dar suporte na busca presencial e digital no acervo.
Consulta ao Catálogo Coletivo Nacional (CCN)
Serviço ofertado para localização de periodicos em bibliotecas brasileiras.
Comutação Bibliográfica
Este serviço permite ao usuário a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis em acervos de bibliotecas de todo o Brasil.
Confecção de Ficha Catalográfica
Este serviço deve ser solicitado de forma presencial na biblioteca, onde a equipe irá instruir sobre o processo para realização do mesmo.
Treinamentos e Orientações
Treinamento em bases de dados em saúde nacionais e internacionais
Treinamento sobre as normas de documentação da ABNT
Alerta de informação em saúde
Orientação na normalização de trabalhos acadêmicos
Orientação na normalização de artigos de periódicos
 
Recolher

Bases de Dados em Saúde

LILACS  

A Lilac s é uma base de dados coordenada pela BIREME, compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde pode ser pesquisado na Biblioteca através de CD-ROM ou via Internet no site da BIREME.

MEDLINE 

Medline é a uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM, National Library of Medicine, nos Estados Unidos. Esta base pode ser acessada em CD-ROM na própria Bbilioteca ou através da Internet via PubMed ou BIREME. 

SCIELO BRASIL  

Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

WEB OF SCIENCE 

A Web of Science é uma base de dados bibliográfica em ciências, ciências sociais, artes e humanas. Indexa mais de 8.700 periódicos, com cerca de 1,1 milhões de registros e de 23 milhões de referências citadas por ano. Prover pesquisas em citações dos artigos. Oferece acesso exclusivo à: Science Citation Index Expanded™; Social Sciences Citation Index®; Arts & Humanities Citation Index®. Registros indexados a partir de 1945. Acesso restrito para instituições do Portal CAPES. 

SCOPUS 

Scopus é uma base de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com mais de 18.000 títulos de 5.000 editoras internacionais. Tem um escopo multidisciplinar da ciência e integra todas as fontes relevantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica através de patentes, fontes da web de conteúdo científico,periódicos de acesso aberto, memórias de congressos e conferências. É atualizado diariamente e contém os Articles in Press de mais de 3.000 revistas. Acesso restrito para instituições do Portal CAPES. Também possui ferramenta para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica, tais como: perfil de autor,perfil de instituição, rastreador de citações, índice h e analisador de periódicos. 

EMBASE 

Embase é uma base de dados bibliográficas de pesquisas publicadas nas áreas de biomedicina e farmacologia. Permite a busca integrada com o MEDLINE: possui mais de 11 milhões de registros do EMBASE desde 1974 até o presente e + de 7 milhões de registros exclusivos do MEDLINE desde 1966 até o presente. Acesso permitido na FIOCRUZ.

 
Recolher

Canais de Pesquisa e Links Úteis

Portal da Capes
O Portal Capes oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.
O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.

Web Qualis

O Web Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Catálogo Coletivo Nacional (CCN)

O Catálogo Coletivo Nacional (CCN) é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir, em um único Catálogo Nacional de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país. 

Descritores em Ciências da Saúde (DECS)

O vocabulário estruturado trilíngüe Descritores em Ciências da Saúde (Decs) foi criado pela BIREME é usado para indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas bases de dados LILACS, MEDLINE e outras disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). 

Fator de Impacto - Journal Citation Reports (JCR)

O fator de impacto é uma medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico é abreviado como FI. É empregado frequentemente para avaliar a importância de um dado periódico em sua área, sendo que aqueles com um maior FI são considerados mais importantes do que aqueles com um menor FI. 

Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde

O Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde é um catálogo de revistas científicas e técnicas da área da saúde que informa os dados sobre os periódicos, disponibiliza a versão eletrônica (online) dos títulos, informa os periódicos disponíveis nas bibliotecas cooperantes do catálogo coletivo SeCS (Seriados em Ciências da Saúde) e Revistas indexadas na LILACS, MEDLINE e outras bases de dados da BVS estão incluídas no Portal de Revistas da BVS. 

Biblioteca Virtual Fiocruz (BVS)

O desenvolvimento da Biblioteca Virtual Fiocruz vem reafirmar a importância da informação científica e tecnológica em saúde demonstrada pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, a partir de um contexto histórico no que concerne a organização e estruturação institucional. Esse modelo de política institucional se reflete na criação da Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde, investindo no projeto internacional de Bibliotecas Virtuais em Saúde como parte da iniciativa de integrar todas as Bibliotecas Virtuais em Saúde - BVS em uma rede colaborativa. 

 
Recolher