Ensino

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva propõe-se a formar o sanitarista comprometido com os princípios da Reforma Sanitária Brasileira, através de um processo pedagógico referenciado na reflexão crítica sobre a prática da saúde coletiva nos serviços públicos de saúde, aliando competência técnica aos princípios éticos na práxis profissional. É pautada no treinamento em serviço, sob supervisão, formando especialistas em saúde coletiva, capacitando-os para atuar nas diversas áreas do SUS. O processo seletivo para a Residência Multiprofissional em Saúde Pública, ocorre em meados do segundo semestres de cada ano.


  • Saiba mais sobre a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

    O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva é regulamentado pela Lei Federal nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui a Residência em Área Profissional da Saúde, definida, no seu artigo 13 “como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica”.

    O Instituto Aggeu Magalhães oferece o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com oferta de vagas anual.

    O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva propõe-se a formar o sanitarista comprometido com os princípios da Reforma Sanitária Brasileira, através de um processo pedagógico referenciado na reflexão crítica sobre a prática da saúde coletiva nos serviços públicos de saúde, aliando competência técnica aos princípios éticos na práxis profissional. É pautada no treinamento em serviço, sob supervisão, formando especialistas em saúde coletiva, capacitando-os para atuar nas diversas áreas do SUS. O referido Programa propõe o modelo de currículo que organiza atividades e experiências planejadas e orientadas que possibilite aos alunos a construção da trajetória de sua profissionalização, permitindo que os mesmos possam construir seu percurso de profissionalização com uma sólida formação geral, além de estimular práticas de estudos independentes com vistas à progressiva autonomia intelectual e profissional.

    Duração do Curso: carga horária presencial de 60 (sessenta) horas semanais, duração de 2 (dois) anos e em regime de dedicação exclusiva;

    Bolsa de estudo: concessão da bolsa de estudo para os Programas de Residência obedecerá ao valor equivalente às bolsas do Ministério da Educação aos programas de Residências; Informações do último edital: Aos residentes será paga uma bolsa mensal no valor de R$ 3.330,43 (três mil trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos) em acordo com a legislação vigente, e em acordo com a linha de financiamento do programa, podendo ser bolsa paga pela Secretaria Estadual de Saúde ou Ministério da Educação ou Ministério da Saúde.

    Carga horária do Curso: 5.760h

    Nº de vagas para o IAM: 18 vagas

  • Áreas de Concentração do programa
    • Políticas de Saúde;
    • Vigilância em Saúde;
    • Planejamento e Gestão;
    • Conteúdos Transversais.
  • Acesse os editais

    Os editais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, são gerenciados pela Secretária de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco, para acompanha-los, acesse: http://www.upenet.com.br/