O projeto institucional da MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA é comprometido com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com o ODS número 5. Igualdade de Gênero, sendo desenvolvidas atividades durante todo o quadriênio 2021-2024.
Nos anos 2023-2024 o projeto foi conduzido pela docente Tatiany Romão de Melo (Saiba mais). Em 2023 foram desenvolvidas ações com as meninas da Casa da Mulher do Nordeste (Saiba mais). No ano de 2024 foram desenvolvidas atividade com a Escola de Referência Profa. Gercina Fernandes Rodrigues – Itapissuma, Pernambuco.
O corpo discente e docente do Programa participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, atividades de POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, em consonância aos ODS números 04, 05, 08, 10, e 17, durante o quadriênio com a participação das docentes, Clarice Morais, Cláudia Fontes, Sheilla Oliveira, Tatiany Romão de Melo, Virginia de Lorena e Zulma Medeiros. Essas atividades foram desenvolvidas em conjunto com a Fundaj e Universidade de Pernambuco no biênio 2022-2023.
2024 – presencial nos municípios de Recife, Paudalho e Nazaré da Mata (Saiba mais).
Outras iniciativas de POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA foram desenvolvidas em comunidades urbanas pobres, ou seja, em consonância aos ODS números 01, 02, 03, 04, 05, 08 e 10. No período de 2021 a 2024, a ação denominada “Fiocruz Pra Você”, contou com a participação de nossos discentes e os docentes Fábio Brayner dos Santos, Luiz Carlos Alves, Manoel Lima Junior, Sheilla Oliveira, Tatiany Pompílio de Melo, Virginia de Lorena e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS:
2024 foi realizada na Mata Norte de Pernambuco (Saiba mais).
As redes sociais e aplicativos foram também utilizados pelos docentes e discentes no Programa com instrumento para a POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, alinhado aos ODS números 01, 03, 04, 08, 10, 11 e 12:
Qualquer pessoa, independentemente de onde esteja, pode realizar um passeio virtual pela Fiocruz Pernambuco. Através de imagens em 360 graus e conteúdos extras, como fotos, textos informativos e curiosidades, é possível conhecer o trabalho desenvolvido na instituição e explorar suas instalações. O “Tour Virtual pela Fiocruz PE” foi oficialmente lançado em setembro de 2024, proporcionando essa experiência interativa com o visitante (Saiba mais).
Durante o quadriênio de 2021 a 2024, diversas ações de APOIO À EDUCAÇÃO BÁSICA, em concordância aos ODS números 01, 04, 05, 08, 10, 11, 13, 15 e 17, foram realizadas pelos discentes e docentes e egressos do Programa, com destaque para:
1. A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educacional bienal voltado para estudantes e professores da educação básica, abrangendo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Olimpíada, coordenada pela docente Zulma Medeiros, contempla os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão (Saiba mais). Durante esse período, foram realizadas duas edições da Olimpíada, com destaque para as modalidades "Projeto de Ciências", "Audiovisual", "Produção de Texto" e o prêmio "Meninas Hoje e Cientistas Amanhã", envolvendo 10.130 trabalhos de 3.620 escolas participantes. Para apoiar a iniciativa, foram promovidas "oficinas pedagógicas" para professores em todos os seis estados do Nordeste brasileiro, além do programa "Alunos em Ação", que atendeu 1.645 estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA (Saiba mais). Todas as ações da Olimpíada no quadriênio 2021-2024 estiveram alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando temas ambientais e sociais. Essas ações tiveram a participação de vários docentes, discentes e egressos do Programa.
2. Os docentes Gabriel Wallau e Cláudia Fontes, juntamente com discentes e egressos (Lais Ceschini Machado; Alexandre Freitas, Filipe Zimmer Desordi, Luiza Maria Inácio da Silva, Daniele Cristina Tenório Varjal de Melo, Eloina de Mendonça Santos, Alessandra Albuquerque, Josimara Nascimento) do PPGBBS, realizaram ações de popularização da ciência em praças públicas e em escolas municipais do Recife com 93 estudantes do ensino fundamental. Onde foi abordada a influência do ambiente no ciclo biológico dos mosquitos transmissores de doenças. Foram realizadas atividades práticas para analisar as condições ambientais das comunidades, com o reconhecimento de locais propícios ao criadouro de mosquitos nas residências, comunidades e escolas. Após a identificação desses pontos críticos, foram propostas alternativas para evitar a proliferação dos mosquitos por meio de atividades lúdicas, como encenações de situações de risco, rodadas de jogos interativos, utilizando ferramentas como o Chromebook, e gincanas.
3. Concessão de Bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes da zona rural do município de Paudalho em 2024, com a orientada da docente Zulma Medeiros;
4. Participação das escolas no programa "Conhecendo a Fiocruz-PE" nos anos de 2023 e 2024, com a participação dos docentes Cláudia Fontes, Clarice Neuenschwander, Sheilla Oliveira, Tatiany Pompílio de Melo, Virginia Lorena e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS (Saiba mais);
5. Realização da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia durante todo o quadriênio com os docentes Sheilla Oliveira, Cláudia Fontes, Clarice Neuenschwander, Tatiany Pompílio de Melo, e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS;
6. Implementação do programa "Educando para o SUS" em 2024 com a participação dos docentes Sheilla Oliveira, Tatiany Pompílio de Melo, e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS;
7. Houve seleção para doutorandos participarem da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente em 2024 (Saiba mais) com participação de discentes do PPGBBS.
O projeto institucional da MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA é comprometido com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com o ODS número 5. Igualdade de Gênero, sendo desenvolvidas atividades durante todo o quadriênio 2021-2024:
Nos anos 2023-2024 o projeto foi conduzido pela docente Tatiany Romão de Melo (Saiba mais). Em 2023 foram desenvolvidas ações com as meninas da Casa da Mulher do Nordeste (Saiba mais).
O corpo discente e docente do Programa participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, atividades de POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, em consonância aos ODS números 04, 05, 08, 10, e 17, durante o quadriênio com a participação das docentes, Clarice Morais, Cláudia Fontes, Sheilla Oliveira, Tatiany Romão de Melo, Virginia de Lorena e Zulma Medeiros. Essas atividades foram desenvolvidas em conjunto com a Fundaj e Universidade de Pernambuco no biênio 2022-2023.
2023 - presencial nos municípios de Recife, Cabo de Santo Agostinho e Feira Nova (Saiba mais)
Outras iniciativas de POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA foram desenvolvidas em comunidades urbanas pobres, ou seja, em consonância aos ODS números 01, 02, 03, 04, 05, 08 e 10. No período de 2021 a 2024, a ação denominada “Fiocruz Pra Você”, contou com a participação de nossos discentes e os docentes Fábio Brayner dos Santos, Luiz Carlos Alves, Manoel Lima Junior, Sheilla Oliveira, Tatiany Pompílio de Melo, Virginia de Lorena e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS:
2023 ocorreu na Região Metropolitana do Recife (Saiba mais)
As redes sociais e aplicativos foram também utilizados pelos docentes e discentes no Programa com instrumento para a POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, alinhado aos ODS números 01, 03, 04, 08, 10, 11 e 12:
Em 2023 o docente Lindomar Pena desenvolveu o “Protocol for Epidemiological Analysis and Data Visualization in Health”;
Durante o quadriênio de 2021 a 2024, diversas ações de APOIO À EDUCAÇÃO BÁSICA, em concordância aos ODS números 01, 04, 05, 08, 10, 11, 13, 15 e 17, foram realizadas pelos discentes e docentes e egressos do Programa, com destaque para:
1. A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educacional bienal voltado para estudantes e professores da educação básica, abrangendo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Olimpíada, coordenada pela docente Zulma Medeiros, contempla os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão (Saiba mais). Durante esse período, foram realizadas duas edições da Olimpíada, com destaque para as modalidades "Projeto de Ciências", "Audiovisual", "Produção de Texto" e o prêmio "Meninas Hoje e Cientistas Amanhã", envolvendo 10.130 trabalhos de 3.620 escolas participantes. Para apoiar a iniciativa, foram promovidas "oficinas pedagógicas" para professores em todos os seis estados do Nordeste brasileiro, além do programa "Alunos em Ação", que atendeu 1.645 estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA (Saiba mais). Todas as ações da Olimpíada no quadriênio 2021-2024 estiveram alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando temas ambientais e sociais. Essas ações tiveram a participação de vários docentes, discentes e egressos do Programa.
2. Os docentes Gabriel Wallau e Cláudia Fontes, juntamente com discentes e egressos (Lais Ceschini Machado; Alexandre Freitas, Filipe Zimmer Desordi, Luiza Maria Inácio da Silva, Daniele Cristina Tenório Varjal de Melo, Eloina de Mendonça Santos, Alessandra Albuquerque, Josimara Nascimento) do PPGBBS, realizaram ações de popularização da ciência em praças públicas e em escolas municipais do Recife com 93 estudantes do ensino fundamental. Onde foi abordada a influência do ambiente no ciclo biológico dos mosquitos transmissores de doenças. Foram realizadas atividades práticas para analisar as condições ambientais das comunidades, com o reconhecimento de locais propícios ao criadouro de mosquitos nas residências, comunidades e escolas. Após a identificação desses pontos críticos, foram propostas alternativas para evitar a proliferação dos mosquitos por meio de atividades lúdicas, como encenações de situações de risco, rodadas de jogos interativos, utilizando ferramentas como o Chromebook, e gincanas.
3. Participação das escolas no programa "Conhecendo a Fiocruz-PE" nos anos de 2023 e 2024, com a participação dos docentes Cláudia Fontes, Clarice Neuenschwander, Sheilla Oliveira, Tatiany Pompílio de Melo, Virginia Lorena e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS (Saiba mais);
4. Realização da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia durante todo o quadriênio com os docentes Sheilla Oliveira, Cláudia Fontes, Clarice Neuenschwander, Tatiany Pompílio de Melo, e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS;
5. Houve seleção para doutorandos participarem da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente em 2023 (Saiba mais) com participação de discentes do PPGBBS.
O projeto institucional da MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA é comprometido com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com o ODS número 5. Igualdade de Gênero, sendo desenvolvidas atividades durante todo o quadriênio 2021-2024.
No biênio 2021-2022 o projeto foi coordenado pela docente Constância Ayres Lopes com “Mais Meninas na Ciência” e “Meu Verão na Fiocruz: II Edição”. Essas foram publicadas como relato de experiência (Saiba mais).
o discente e docente do Programa participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, atividades de POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, em consonância aos ODS números 04, 05, 08, 10, e 17, durante o quadriênio com a participação das docentes, Clarice Morais, Cláudia Fontes, Sheilla Oliveira, Tatiany Romão de Melo, Virginia de Lorena e Zulma Medeiros. Essas atividades foram desenvolvidas em conjunto com a Fundaj e Universidade de Pernambuco no biênio 2022-2023.
2022 – No município do Recife (Saiba mais);
Durante o quadriênio de 2021 a 2024, diversas ações de APOIO À EDUCAÇÃO BÁSICA, em concordância aos ODS números 01, 04, 05, 08, 10, 11, 13, 15 e 17, foram realizadas pelos discentes e docentes e egressos do Programa, com destaque para:
1. A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educacional bienal voltado para estudantes e professores da educação básica, abrangendo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Olimpíada, coordenada pela docente Zulma Medeiros, contempla os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão (Saiba mais). Durante esse período, foram realizadas duas edições da Olimpíada, com destaque para as modalidades "Projeto de Ciências", "Audiovisual", "Produção de Texto" e o prêmio "Meninas Hoje e Cientistas Amanhã", envolvendo 10.130 trabalhos de 3.620 escolas participantes. Para apoiar a iniciativa, foram promovidas "oficinas pedagógicas" para professores em todos os seis estados do Nordeste brasileiro, além do programa "Alunos em Ação", que atendeu 1.645 estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA (Saiba mais). Todas as ações da Olimpíada no quadriênio 2021-2024 estiveram alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando temas ambientais e sociais. Essas ações tiveram a participação de vários docentes, discentes e egressos do Programa.
2. Os docentes Gabriel Wallau e Cláudia Fontes, juntamente com discentes e egressos (Lais Ceschini Machado; Alexandre Freitas, Filipe Zimmer Desordi, Luiza Maria Inácio da Silva, Daniele Cristina Tenório Varjal de Melo, Eloina de Mendonça Santos, Alessandra Albuquerque, Josimara Nascimento) do PPGBBS, realizaram ações de popularização da ciência em praças públicas e em escolas municipais do Recife com 93 estudantes do ensino fundamental. Onde foi abordada a influência do ambiente no ciclo biológico dos mosquitos transmissores de doenças. Foram realizadas atividades práticas para analisar as condições ambientais das comunidades, com o reconhecimento de locais propícios ao criadouro de mosquitos nas residências, comunidades e escolas. Após a identificação desses pontos críticos, foram propostas alternativas para evitar a proliferação dos mosquitos por meio de atividades lúdicas, como encenações de situações de risco, rodadas de jogos interativos, utilizando ferramentas como o Chromebook, e gincanas.
3. Realização da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia durante todo o quadriênio com os docentes Sheilla Oliveira, Cláudia Fontes, Clarice Neuenschwander, Tatiany Pompílio de Melo, e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS.
O projeto institucional MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA é comprometido com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com o ODS número 5. Igualdade de Gênero, sendo desenvolvidas atividades durante todo o quadriênio 2021-2024:
No biênio 2021-2022 o projeto foi coordenado pela docente Constância Ayres Lopes com “Mais Meninas na Ciência” e “Meu Verão na Fiocruz: II Edição”. Essas foram publicadas como relato de experiência (Saiba mais).
O corpo discente e docente do Programa participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, atividades de POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, em consonância aos ODS números 04, 05, 08, 10, e 17, durante o quadriênio com a participação das docentes, Clarice Morais, Cláudia Fontes, Sheilla Oliveira, Tatiany Romão de Melo, Virginia de Lorena e Zulma Medeiros. Essas atividades foram desenvolvidas:
2021 - online (Saiba mais);
As redes sociais e aplicativos foram também utilizados pelos docentes e discentes no Programa com instrumento para a POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, alinhado aos ODS números 01, 03, 04, 08, 10, 11 e 12:
Desde 2021 a docente Clarice Morais, cofundadora da página do Instagram @HTLVBRASIL. 2021; Tema: “Divulgação Científica: Abordando o HTLV de forma segura e descomplicada”.
Durante o quadriênio de 2021 a 2024, diversas ações de APOIO À EDUCAÇÃO BÁSICA, em concordância aos ODS números 01, 04, 05, 08, 10, 11, 13, 15 e 17, foram realizadas pelos discentes e docentes e egressos do Programa, com destaque para:
1. A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educacional bienal voltado para estudantes e professores da educação básica, abrangendo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Olimpíada, coordenada pela docente Zulma Medeiros, contempla os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão (Saiba mais). Durante esse período, foram realizadas duas edições da Olimpíada, com destaque para as modalidades "Projeto de Ciências", "Audiovisual", "Produção de Texto" e o prêmio "Meninas Hoje e Cientistas Amanhã", envolvendo 10.130 trabalhos de 3.620 escolas participantes. Para apoiar a iniciativa, foram promovidas "oficinas pedagógicas" para professores em todos os seis estados do Nordeste brasileiro, além do programa "Alunos em Ação", que atendeu 1.645 estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA (Saiba mais). Todas as ações da Olimpíada no quadriênio 2021-2024 estiveram alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando temas ambientais e sociais. Essas ações tiveram a participação de vários docentes, discentes e egressos do Programa.
2. Os docentes Gabriel Wallau e Cláudia Fontes, juntamente com discentes e egressos (Lais Ceschini Machado; Alexandre Freitas, Filipe Zimmer Desordi, Luiza Maria Inácio da Silva, Daniele Cristina Tenório Varjal de Melo, Eloina de Mendonça Santos, Alessandra Albuquerque, Josimara Nascimento) do PPGBBS, realizaram ações de popularização da ciência em praças públicas e em escolas municipais do Recife com 93 estudantes do ensino fundamental. Onde foi abordada a influência do ambiente no ciclo biológico dos mosquitos transmissores de doenças. Foram realizadas atividades práticas para analisar as condições ambientais das comunidades, com o reconhecimento de locais propícios ao criadouro de mosquitos nas residências, comunidades e escolas. Após a identificação desses pontos críticos, foram propostas alternativas para evitar a proliferação dos mosquitos por meio de atividades lúdicas, como encenações de situações de risco, rodadas de jogos interativos, utilizando ferramentas como o Chromebook, e gincanas.
3. Realização da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia durante todo o quadriênio com os docentes Sheilla Oliveira, Cláudia Fontes, Clarice Neuenschwander, Tatiany Pompílio de Melo, e Zulma Medeiros e discentes do PPGBBS;
4. Houve seleção para doutorandos participarem da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente em 2021 (Saiba mais) com participação de discentes do PPGBBS.