O IAM nos últimos anos tem passado por uma série de reformas para ampliação de sua área contemplando mais espaços para seus laboratórios e maior número de salas de aula, passando de seis para 11 salas, sendo duas delas informatizadas, com capacidade total para 45 estudantes. Para o treinamento dos acadêmicos em técnicas de laboratório e sua inserção na pesquisa básica e experimental, o IAM dispõe de um Laboratório Escola. O Instituto conta hoje com um auditório (capacidade para 180 pessoas). Tal ampliação também aumentou o espaço destinado ao convívio de estudantes a consultas e pesquisas bibliográficas, o que facilitará para os discentes a realização das atividades necessárias para as dissertações/teses. Foi também concluída uma nova área física com gabinetes privativos para todos os docentes/pesquisadores do programa, propiciando espaços adequados para trabalho e orientação de estudantes.
Além dos laboratórios e áreas comuns do IAM, ao final da página você pode conhecer um pouco mais sobre a infraestrutura, assim como um pouco da nossa história através do vídeo institucional produzido e disponibilizado em nosso canal oficial do Youtube.
Os docentes e discentes do IAM possuem laboratórios para testagem e manipulação das investigações propostas
Linhas de pesquisa:
Novas linhas:
Atividades: Pesquisa, Ensino, Consultoria e Suporte Diagnóstico
Coordenadores do laboratório: Zulma Medeiros Luiz Dias de Andrade
O Laboratório de Análise de Sistemas de Informações em Saúde (LABSIS) do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto Aggeu Magalhães — IAM, tem como objetivo subsidiar a realização de pesquisas na área de sistemas de informação em saúde, na perspectiva da exploração e análise de dados e da política de saúde.
Coordenador (a): Antonio da Cruz Gouveia Mendes
Linhas de pesquisa:
Atividades: Pesquisa, Ensino, Consultoria, Suporte Diagnóstico, Emissão de laudos, Capacitação dos serviços de saúde do nordeste do Brasil em diagnóstico laboratorial em malacologia e parasitologia; técnicas epidemiológicas de campo: inquéritos coproscópicos e malacológicos; georreferenciamento e mapeamento de localidades endêmicas e Oficinas de trabalho em estratégias de controle da esquistossomose para elaboração de projetos de intervenção.
Coordenador do laboratório: Elainne Christine de Souza Gomes
Linhas de pesquisa:
Atividades: o laboratório atua na pesquisa de Biologia Celular, Molecular e Ultraestrutura de microrganismos de Importância Médica
Coordenador do laboratório: Fábio Brayner
O Laboratório de Imunoepidemiologia (LIE) está envolvido em projetos que visam estudar diversos aspectos relacionados à transmissão e epidemiologia da malária e tuberculose, utilizando ferramentas moleculares. Além disso, desenvolve e valida testes moleculares para malária e tuberculose (nessa doença também se pretende estudar testes sorológicos e genotipar cepas isoladas).
Equipe do Laboratório: Haiana Schindler Lilian Montenegro
O Laboratório de Imunogenética (LIG) desenvolve atividades relacionadas ao estudo de mecanismos envolvidos na regulação da resposta imune humana frente a exposição a agentes infecciosos, na presença de doença autoimune e neoplasias, com foco no estudo de polimorfismos genéticos, e dos mecanismos celulares envolvidos na expressão diferencial de moléculas relacionadas a resposta imune, e a resposta ao tratamento. Está envolvido em projetos de desenvolvimento de testes moleculares e imunológicos para diagnóstico, caracterização de risco e de prognóstico, e avaliação de resposta ao tratamento de câncer e diagnóstico de infecções associadas.
Equipe do Laboratório: Norma Lucena
O Laboratório de Imunoparasitologia (LIMP), ligado ao Departamento de Imunologia da Fiocruz Pernambuco, desenvolve projetos visando a validação e desenvolvimento de testes diagnósticos imunológicos e moleculares para doença de Chagas e leishmanioses; o estudo da resposta imune na doença de Chagas, e leishmanioses animal e humana; a identificação de antígenos relevantes de T. cruzi e Leishmania spp. para diagnóstico e imunoterapia; a epidemiologia e a ecoepidemiologia das leishmanioses; entender a biologia de vetores e hospedeiros reservatórios de Leishmania. O LIMP abriga o Laboratório de Referência no Diagnóstico da Doença de Chagas e o Laboratório de Referência em Leishmanioses do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz PE.
Equipe do Laboratório: Filipe Dantas Edileusa Brito (Pesq. Voluntaria) Michelle Rabello Sinval Brandão Virginia Lorena
Técnicos: Andrea Sales Leonardo Dutra Michelle Barros Mineo Nakazawa
O Laboratório de Imunopatologia e Biologia Molecular (LIBM) desenvolve pesquisas em doenças infecciosas e parasitárias de importância em saúde pública, com o objetivo de contribuir para gerar conhecimento e controlar essas doenças.
Equipe do Laboratório: Danielle Moura Fabio Formiga Manoel Sebastião Costa Lima Roberto Werkhauser Sheilla Oliveira Valeria Pereira
Técnicos: Roni Evencio Rosineide Lira
Linhas de pesquisa:
Atividades: O laboratório atua na pesquisa de Leishmanioses humana e canina, esporotricose, esquistossomose e arboviroses realizando estudos epidemiológicos, diagnóstico e imunológico.
Coordenador do laboratório: Luiz Carlos Alves
O Laboratório de Métodos Quantitativos trabalha com pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Métodos Quantitativos em Saúde, envolvendo Epidemiologia Analítica, Bioestatística e Análise de Dados Espaciais.
Linhas de pesquisa:
Atividades: Pesquisa, Ensino, Consultoria, Suporte Diagnóstico, Emissão de laudos, Capacitação dos serviços de saúde do nordeste do Brasil em diagnóstico laboratorial em malacologia e parasitologia; técnicas epidemiológicas de campo: inquéritos coproscópicos e malacológicos; georreferenciamento e mapeamento de localidades endêmicas e Oficinas de trabalho em estratégias de controle da esquistossomose para elaboração de projetos de intervenção.
Coordenador do laboratório: Elainne Christine de Souza Gomes
Linhas de pesquisa:
Atividades: Diagnóstico laboratorial parasitológico e imunológico das filarioses, Capacitações e atualizações no diagnóstico laboratorial das filarioses, Controle de qualidade interno e externo, Desenvolvimento de projetos de pesquisa associados ao diagnóstico da infecção filarial.
Coordenador do laboratório: Eduardo Brandão
O laboratório possui um espaço e estrutura de uso coletivo, ou multiusuário, com área aproximada de 160 m². Este espaço está dotado de um parque de equipamentos destinados às análises biológicas, morfológicas, de biologia molecular, genética, bioquímica e afins, além de 32 postos de trabalho para execução das atividades de pesquisa. O laboratório possui nível de biossegurança I e está certificado pela CNBio para o uso de organismos geneticamente modificados em regime de contenção em laboratório.
Contato: +55 (81) 2101-2645
Bem como os laboratórios para realização de pesquisa em Saúde Coletiva:
O Laboratório de Análises de Políticas de Saúde do Instituto Aggeu Magalhães, tem o seu foco na análise das políticas de saúde praticadas nacional e localmente, como a realização da análise da política nacional de medicamentos, a análise da política de atenção básica e da política de saúde ambiental no Recife.
Coordenador (a): Jose Luiz do Amaral Correa de Araujo Junior
O Laboratório de Avaliação, Monitoramento e Vigilância em Saúde desenvolve pesquisas avaliativas das políticas, programas e ações desenvolvidas pelo sistema nacional de saúde, de acordo com seus princípios e diretrizes, com ênfase nas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e no envelhecimento populacional.
Coordenador (a): Eduardo Maia Freese de Carvalho e Eduarda Angela Pessoa Cesse
Telefone: 55 81 2101-2609
O Laboratório de Estudos de Violência em Saúde (Leves) tem como objetivo produzir conhecimento na área temática de modo a contribuir na implementação de políticas setoriais de redução da morbimortalidade por acidentes e violências, estratégias de prevenção da violência, e avaliação da efetividade das ações, além da promoção à saúde.
Coordenador (a): Maria Luiza
Telefone: 55 81 2101-2664
Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat) tem como objetivos gerais: formar quadro de pesquisadores no campo da saúde ambiental e saúde do trabalhador; desenvolver metodologias interdisciplinares; apoiar o Ministério Público em questões relacionadas à saúde ambiental/ocupacional e na elaboração de Termos de Ajustamentos de Conduta; Desenvolver pesquisas participativas e abordagens ecossistêmicas em saúde; desenvolver conteúdos, abordagens e métodos para educação; avaliar as políticas públicas relacionadas com o saneamento ambiental, recursos hídricos e seus impactos na saúde humana; e Avaliar os marcos regulatórios relacionados ao uso dos agrotóxicos e seus impactos toxicológicos.
Coordenação: Idê Gomes Dantas Gurgel
Vice-coordenação: Aline do Monte Gurgel
Telefone: 55 81 2101-2601
O Observatório de Recursos Humanos trabalha em cooperação para o desenvolvimento e gestão de recursos humanos no setor Saúde. Entre suas atividades destaca-se a realização de pesquisas, capacitação e cooperação técnica em recursos. O observatório atua na área de “Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde”
Para saber mais, acesse: http://www.cpqam.fiocruz.br/observarh/
Coordenador (a): Pedro Miguel dos Santos Neto
Contato: +55 81 2101-7808