Os projetos inseridos nesta linha de pesquisa objetivam estudar as políticas de saúde, a gestão dos sistemas e serviços de saúde, incluindo aspectos da governança, regulação de seu funcionamento e financiamento; o planejamento e a avaliação dos serviços e programas de Saúde pública.
1.2. Epidemiologia, Vigilância e Controle de Doenças e Agravos em Saúde
Projetos desta linha de pesquisa buscam compreender os processos de mudanças que ocorrem no perfil epidemiológico da população brasileira e em particular no Nordeste, e questões relacionadas à vulnerabilidade de grupos populacionais no contexto da determinação social dos processos de saúde/doença. Estuda a morbimortalidade por doenças infecciosas, parasitárias e crônico-degenerativas no processo de transição epidemiológica e como subsídio para a vigilância em saúde.
1.3. Saúde Ambiental e do Trabalhador nas Políticas Públicas
Os projetos incluídos nessa linha de pesquisa têm como objetivo estudar a relação saúde, trabalho e ambiente a partir dos marcos conceituais das políticas públicas e da gestão de serviços de saúde. Adota uma perspectiva ecossistêmica e interdisciplinar, com o estímulo à participação dos diferentes atores sociais envolvidos nos problemas de saúde relacionados ao ambiente. Também agrega a construção de indicadores que subsidiem o processo de tomada de decisão, a promoção da saúde e o desenvolvimento de políticas públicas, de ambientes saudáveis e justiça ambiental.
1.4. Trabalho, Educação e Organização das Profissões em Saúde
Projetos nesta Linha de Pesquisa propõem discutir objetos relacionados à gestão do trabalho e da educação em saúde e a regulação do trabalho, assim como analisar e avaliar políticas relacionadas aos processos de gestão do trabalho e da educação em saúde, a conformação do mercado de trabalho em saúde, o mercado educacional relacionado ao sistema de saúde e a organização das profissões do setor saúde.
1.5. Gestão de Ciências e Tecnologia em Saúde
Esta linha de pesquisa incorpora projetos voltados para estudos no campo da gestão de ciência e tecnologia em saúde, incluindo o complexo produtivo da saúde, a gestão da qualidade e desenvolvimento tecnológico em pesquisa, incluindo o desenvolvimento e validação de métodos diagnósticos e terapêuticos, além da biossegurança e biosseguridade.