O ingresso ocorre por processo seletivo, anualmente. Os editais de cada curso são lançados no segundo semestre do ano. Todas as informações sobre inscrição e seleção são divulgadas nas chamadas públicas divulgadas aqui no site, em Editais e na Plataforma Siga (www.sigass.fiocruz.br). Excepcionalmente, a critério do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP), pode ser aceita transferência de estudantes de outras pós-graduações, desde que atendidas às exigências do regulamento do PPGSP.
A seleção de alunos externos para disciplinas isoladas acontece a cada semestre. O documento com informações sobre vagas, período das disciplinas, inscrição, processo seletivo e matrícula é divulgado aqui no site, em Editais.
Clique nos links para saber mais sobre Ingresso de estrangeiros e Estágio de Pós-doutorado
Dúvidas comuns:
A seleção de cada curso acontece por etapas: provas de inglês e de conhecimentos específicos, análise de currículo e avaliação oral.
Podem participar profissionais de nível superior da área de saúde e afins.
Não. São totalmente gratuitos.
O número de vagas depende da disponibilidade de orientação dos docentes, mas, geralmente, são 20 para o mestrado e 15 para o doutorado.
Sim. Há cotas para deficientes, autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas.
Os documentos necessários são informados na chamada pública lançada para cada curso anualmente.
Será desclassificado o candidato que não comparecer a qualquer uma das etapas de seleção ou chegar fora do horário estabelecido para entrada em sala onde será aplicada a prova. Deixar de cumprir qualquer um dos itens da chamada pública; usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para participar da seleção; não apresentar a documentação exigida no prazo determinado.
Ter mestrado não é condição para ingresso em curso de doutorado, de acordo com a legislação educacional. Cabe ao programa definir, em seu regulamento, a exigência ou não do título. No IAM, os programas de saúde pública (acadêmico e profissional) não exigem o título de mestre para ingresso no doutorado, mas recomenda fortemente que o candidato o tenha.
A concessão de bolsa de estudo não é assegurada pelos cursos acadêmicos, apesar dos programas receberem uma cota de bolsas fornecidas por agências de fomento, visando o incentivo ao ensino e a pesquisa. As possíveis bolsas serão dadas de acordo com critérios de classificação definidos pelos órgãos de fomento à pesquisa e pela Comissão de Bolsa do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública.
Há um grande número de egressos que são docentes e pesquisadores de universidades públicas em Pernambuco e em outros estados do Nordeste.