O Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP) possui participação em atividades extracurriculares que fomentam o apoio às ações aplicadas ao Sistema Único de Saúde. O corpo docente do programa atua à frente de grupos, laboratórios e observatórios de pesquisa integrando as atividades de ensino clássicas, a busca e resoluções de problemas que acometam a sociedade.
Clique no botão abaixo e faça o download da tabela com a relação de laboratórios, observatórios e grupos de pesquisa ligados ao Programa de Pós-graduação de Saúde Pública. No documento estão disponíveis informações sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas por cada um deles, os projetos de pesquisa, os produtos técnicos e parcerias de destaque, equipe, coordenador e e-mail de contato.
Grupos de Pesquisa
Pesquisador(a) Responsável: Maria de Fátima Pessoa Militão de Albuquerque
Descrição/repercussão do grupo:
O grupo de pesquisa vem se consolidando a partir de participação conjunta em projetos de pesquisa, orientações e publicação de artigos. Durante os anos de 2014 a 2016, a líder do GP coordenou o Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose pelo IAM/FIOCRUZ-PE da FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, consórcio entre Escola Nacional de Saúde Pública e Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE, que titulou 23 alunos. Vários pesquisadores docentes do GP participaram da coordenação de disciplinas e orientação de alunos. Em agosto de 2015, no início da epidemia de Microcefalia em Pernambuco, vários os membros do GP, participaram da criação do MERG (Microcephalic Epidemic Research Group), grupo de pesquisa interinstitucional formado para o desenvolvimento de investigações sobre a epidemia de microcefalia, do ZIKV e doenças correlatas, em Pernambuco. Os pesquisadores participam também da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (RENEZIKA) do Departamento de Ciência e Tecnologia - DECIT Secretaria de Ciência, Tecnologia e inovação, DECIT/SCTIE, do Ministério da Saúde do Brasil. Como destaque, citamos a participação do grupo nos Projetos de Pesquisa voltados à elucidação da epidemia de microcefalia no Brasil e sua associação com a infecção congênita pelo ZIKV. Citamos ainda projetos relacionados às manifestações neurológicas associadas à infecção pelo ZIKV e outras arboviroses, que vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de produzir conhecimentos e fornecer subsídios para a saúde pública.Manifestações Neurológicas associadas a infecção por ZIKA (Financiamento: PROEP/FIOCRUZ/FACEPE)Epidemiologia da Síndrome de Zika Congênita e complicações neurológicas da infecção pelo zika vírus: coortes populacionais e em serviços de saúde (Financiamento: CNPq/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro)Investigação dos casos de microcefalia: estudo caso-controle (Financiamento: Ministério da Saúde/OPAS)Coorte de gestantes com exantema em Pernambuco (Financiamento: ERAES -Wellcome Trust e Medical research Council- MRC) Síndrome de Zika Congênita: Estudo clínico epidemiológico a partir de coortes populacionais e em serviços de saúde envolvendo de gestantes e de crianças (Financiamento: Comunidade Européia)Congenital Zika syndrome: stablishing attack rate, full spectrum of disease, extent of disabilities and social impact (NIH).
Área de Concentração:
11.Pesquisa clínica e Ensaios Clínicos;
15.Epidemiologia, métodos estatísticos e quantitativos;
Linhas de pesquisa:
11.1 Estudos de comportamento e estudos epidemiológicos. Incluem estudos de indicadores de doenças, demográficos, fatores relacionados à saúde e seu entendimento e percepção;
11.2 Estudos de resultados e pesquisa de serviços de saúde. Incluem os estudos de avaliação de serviços, intervenções e procedimentos, que usam informações, dados ou processos que envolvam o ser humano;
11.25 Tuberculose e suas co-infecções com o HIV; Hanseníase e outras micobacterioses;
11.28 Gestão Estratégica e Apuração de Custos em Organizações de Saúde;
15.5 Epidemiologia de doenças transmissíveis;
15.6 Epidemiologia de doenças crônicas, do envelhecimento, de doenças cardiovasculares, câncer e causas externas;
15.7 Estudo de determinantes sociais e ambientais de saúde;
15.8 Determinação e controle de endemias;
15.9 Organização sócio espacial e condições de vida de grupos sociais;
15.10 Estudos de situação de saúde;
15.12 Avaliação das condições e estilo de vida, e determinantes socioambientais dos problemas de saúde;
15.14 Epidemiologia do uso de drogas e da violência.
Pesquisadores participantes:
Pesquisador(a) Responsável: Garibaldi Dantas Gurgel Júnior
Descrição/repercussão do grupo:
O Grupo Governaça de Sistemas e Serviços de Gaúde (GSS) desenvolve projetos de pesquisa sobre a Reforma do Setor Saúde, com ênfase para a gestão, governança e meta governaça dos sistemas e serviços de saúde, no contexto de mudanças estruturais que afetam particularmente o SUS.
Contribui para a construção de um novo campo de pesquisa sobre Politica e Sistema de Saúde no Brasil. Desenvolve projetos sobre reformas do setor saúde com abordagens inovadoras. Apoia a formação em caráter lato e stricto sensu com novas disciplinas e cursos oferecidos, especialmente o Mestrado Profissional com area de concentração em gestão e reafirma a cooperação acadêmica nas áreas de atuação da FIOCRUZ.
Área de Concentração:
17. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Linhas de pesquisa:
17.6. Política, planejamento, administração e gestão de sistemas e organização em saúde;
17.10. Profissão, gestão de trabalho e da educação em saúde;
17.12. Análise do mercado, da força de trabalho e da gestão de recursos humanos e do trabalho em saúde
Pesquisadores participantes:
Pesquisador(a) Responsável: Rafael da Silveira Moreira
Descrição/repercussão do grupo:
"O Grupo de Estudos em Saúde Bucal (Gesb) da Fiocruz Pernambuco surgiu em 2011 buscando articular a integração da saúde bucal coletiva com o campo da saúde pública. O Gesb reúne interessados nessa temática, abrangendo todos os profissionais do campo da saúde e não apenas cirurgiões-dentistas. Dessa forma, configura-se como um grupo de pesquisa interdisciplinar, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco e secretarias municipais do estado. O grupo mantém uma lista de discussão na internet e projetos de pesquisa em andamento para debater temas relevantes para a saúde bucal coletiva.
OBJETIVOS: Preparar e desenvolver projetos de pesquisas no campo da Saúde Bucal Coletiva que possam concorrer aos editais das agências de fomento (CNPq, FACEPE, etc.); Fomentar e orientar projetos de pesquisas para monografias de graduação, especialização, residência, dissertações e teses; Estruturar-se como grupo de pesquisa junto à Fiocruz e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Produzir artigos científicos para publicações em revistas indexadas e para apresentações em congressos e reuniões científicas; Analisar os bancos de dados produzidos pelo Ministério da Saúde, tais como a Pesquisa Nacional Saúde Bucal – Projeto SSBrasil; Analisar e apoiar as Políticas de Saúde Bucal Federal, Estadual e Municipais de Pernambuco; Analisar a Saúde Bucal Indígena e demais populações vulneráveis; Analisar os Sistemas de Informação em Saúde e os Determinantes Sociais da Saúde Bucal; Oferecer disciplinas ou cursos de educação permanente referentes à saúde bucal coletiva.
O grupo GESB alcançou grandes avanços, com diversas orientações de Iniciação Científica, Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Mestrado Acadêmico e Profissional em Saúde Coletiva e Doutorado em Saúde Coletiva. Possui estrutura física própria localizada no laboratório 1 do 4º andar do NESC, com computadores, impressoras, armários, autoclave, instrumentais para exame clínico odontológico e epidemiológico e demais materiais de pesquisa de campo. Possui publicações relevantes na área (como pode ser observado no currículo Lattes do líder do grupo). Possui atualmente três projetos de pesquisa financiados conquistados mediante ampla concorrência nacional pelo CNPq (Universal, Ministério da Saúde/Coordenação Nacional de Saúde Bucal e Papes), além de outros projetos baseados em bancos de dados de domínio público."
Área de Concentração:
12. Saúde e Gênero, Saúde do Idosos;
13. Saúde Perinatal, da Criança e do Adolescente;
15. Epidemiologia, métodos estatísticos e quantitativos;
17. Politicas Públicas, Panejanto e Gestão em Saúde;
19. Promoção da Saúde."
Linhas de pesquisa:
12.6. Gestão, planejamento e políticas públicas nas áreas de atenção à saúde da mulher, do homem e do idoso;
12.7. Violência e saúde na perspectiva da mulher, do homem e do idoso;
13.2. Conhecimentos e práticas relativos à saúde da criança e da mulher, com ênfase na dimensão sócio-cultural, epidemiológica e clínica;
13.3. Agravos relacionados à gestação, parto e nascimento, gestação de alto-risco e medicina fetal, toxicologia fetal;
13.11. Gestão, planejamento, avaliação de tecnologia em saúde, e políticas públicas nas áreas de atenção e assistência a saúde perinatal, da criança e do adolescente;
13.12. Violência e saúde nas grávidas e na perspectiva da criança e do adolescente;
13.13. Estudos sobre morbi-mortalidade materna, infantil, determinantes sociais, educação em saúde e saúde escolar;
15.1. Modelagem estatística, matemática e computacional aplicadas à saúde;
15.2. Construção do conhecimento epidemiológico aplicado às práticas de saúde;
15.4. Desenvolvimento de métodos e desenhos de estudos epidemiológicos e sua aplicação na avaliação de programas e serviços de saúde;
15.6. Epidemiologia de doenças crônicas, do envelhecimento, de doenças cardiovasculares, câncer e causas externas;
15.7. Estudo de determinantes sociais e ambientais de saúde;
15.9. Organização sócio espacial e condições de vida de grupos sociais;
15.12. Avaliação das condições e estilo de vida, e determinantes socioambientais dos problemas de saúde;
15.14. Epidemiologia do uso de drogas e da violência;
17.9. Distribuição, acesso e utilização de tecnologias e serviços de saúde;
17.10. Profissão, gestão de trabalho e da educação em saúde;
19.6. Investigação sobre eficácia e efetividade das intervenções do campo da saúde;
19.9. Violência e seu impacto na qualidade de vida e na saúde.
Pesquisadores participantes:
Pesquisador (a) Responsável: Wayner Vieira de Souza
Descrição/repercussão do grupo:
Trata-se de um grupo interinstitucional de pesquisa constituído na vigência da epidemia de Microcefalia em Pernambuco (outubro 2015). Congrega pesquisadores de diferentes instituições e áreas de conhecimento (CPqAM-Fiocruz-PE; Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco), no intuito de elaborar pesquisas epidemiológicas para o enfrentamento dessa Emergência em Saúde Pública de Interesse Nacional e Internacional (ESPIN/PHEIC) e outros agravos infecciosos.
Vem desenvolvendo protocolos de pesquisas e trabalhos colaborativos com instituições nacionais e internacionais. Ressalta-se a colaboração internacional com a London School of Hygiene and Tropical Medicine-UK (LSHTM). O grupo vem desempenhando um importante papel na harmonização de protocolos de pesquisa e assessoramento aos organismos nacionais e internacionais bem como as instituições de prestação de serviços de saúde. Esses projetos colaborativos visam gerar evidências clínico¿epidemiológicas dentro deste contexto.
Área de Concentração:
15. Epidemiologia, métodos estatísticos e quantitativos
Linhas de pesquisa:
15.2. Construção do conhecimento epidemiológico aplicado às práticas de saúde;
15.4. Desenvolvimento de métodos e desenhos de estudos epidemiológicos e sua aplicação na avaliação de programas e serviços de saúde;
15.5. Epidemiologia de doenças transmissíveis;
15.7. Estudo de determinantes sociais e ambientais de saúde;
15.8. Determinação e controle de endemias;
15.9. Organização sócio espacial e condições de vida de grupos sociais;
15.11. Monitoramento de tendência e controle de doenças endêmicas, emergentes e re-emergentes;
15.13. Estudo de malformações congênitas e seu impacto na saúde pública"
Pesquisadores participantes:
Pesquisador (a) Responsável: Antonio da Cruz Gouveia Mendes
Descrição/repercussão do grupo:
Nos últimos cinco anos, o grupo de pesquisa publicou mais de 65 artigos científicos, tendo outros artigos a serem publicados nos próximos anos. Além disso, um livro e capítulos de livros publicados por membros do grupo, assim como, foram defendidas teses e dissertações, além de outros trabalhos com orientação em andamento. Há ainda, a coordenação de disciplinas e de cursos de Pós-graduação realizada por membros do grupo.
Área de Concentração:
15. Epidemiologia, métodos estatísticos e quantitativos;
17. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Linhas de pesquisa:
15.7. Estudo de determinantes sociais e ambientais de saúde;
15.14. Epidemiologia do uso de drogas e da violência;
17.6. Política, planejamento, administração e gestão de sistemas e organização em saúde;
17.7. Desigualdades sociais, modelo de desenvolvimento e saúde;
17.12. Análise do mercado, da força de trabalho e da gestão de recursos humanos e do trabalho em saúde.
Pesquisadores participantes:
Pesquisador(a) Responsável: José Luiz do Amaral Correa de Araújo Júnior
Descrição/repercussão do grupo:
O grupo de pesquisa atua principalmente na avaliação da qualidade da assistência, análise dos sistemas de informações em saúde, política de saúde e planejamento em saúde, colaborando com a discussão das desigualdades sociais e a gestão do sistema de saúde.
Tendo vários artigos publicados e para ser publicado nos próximos anos. Livro e capítulos de livros publicados por membros do grupo, varias teses e dissertações defendidas e em andamento sob orientação de membro do grupo, assim como trabalhos de conclusão de cursos. Coordenação de várias disciplinas e de recursos pós-graduação realizada por membros do grupo.
Área de Concentração:
17. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Linhas de pesquisa:
17.5. Formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de saúde;
17.6. Política, planejamento, administração e gestão de sistemas e organização em saúde;
17.7. Desigualdades sociais, modelo de desenvolvimento e saúde;
17.2. Instituições, participação e controle social.
Pesquisadores participantes:
Pesquisador(a) Responsável: Paulette Cavalcanti de Albuquerque
Descrição/repercussão do grupo:
O grupo vem em formação desde 2007, quando aplicou e aprovou seu 1º. projeto no Edital Universal do CNPq, na temática de Avaliação da Atenção Primária em Pernambuco. Em 2010, como desdobramento deste, foi aprovado o projeto ¿Redes Integradas de Saúde orientadas pelas Equipes de Saúde da Família: parâmetros para encaminhamentos a consultas especializadas e exames complementares¿, que consolidou a constituição do grupo. Hoje, continuamos nesta linha com projeto aprovado na FACEPE/PPSUS, no Edital Universal 2014 e participação no Equity-LA II com financiamento da Com Europeia. Há subgrupos, em especial o de gestão do trabalho, liderado por Kátia Medeiros, que também aprovou projeto no PPSUS 2012. Alunos da residência, mestrado e doutorado foram sendo incluídos, bem como auxiliares de pesquisa. Como resultados, espera-se avançar na construção, avaliação e validação de modelos teóricos em redes integradas em saúde, propor indicadores de monitoramento e formar novos técnicos e pesquisadores.
Área de Concentração:
17. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde;
19. Promoção da Saúde.
Linhas de pesquisa:
17.5. Formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de saúde;
17.6. Política, planejamento, administração e gestão de sistemas e organização em saúde;
17.10. Profissão, gestão de trabalho e da educação em saúde;
19.4. Iniciativas de construção da esfera pública a partir das categorias solidariedade e reciprocidade, identidade e legitimidade;
19.5. Estratégias de sobrevivência das classes populares.
Pesquisadores participantes:
Laboratórios de Pesquisa
Pesquisador(a) Responsável: Eduarda Ângela Cesse
Descrição/repercussão do grupo:
O Grupo de Pesquisa Lam-Saúde - Laboratório de Avaliação, Monitoramento e Vigilância em Saúde - desenvolve pesquisas epidemiológicas e de avaliação das políticas, programas e serviços, com ênfase na atenção às DCNT, particularmente Hipertensão e Diabetes, incluindo a avaliação econômica tipo custo efetividade. Também são desenvolvidos estudos que abordam as transições epidemiológica, demográfica e nutricional. Estes estão em consonância com Linhas de Pesquisas do PPg em Saúde Pública da Fiocruz-PE. Conta com pesquisadores, técnicos e estudantes de pós-graduação. Parcerias: UFPE, UPE, IMIP, UFPB, UFRS e o IRD-FR.
Espera-se contribuir com a geração de conhecimentos e a formação de profissionais aptos a participar de processos de tomada de decisão sobre a incorporação de novas tecnologias em saúde. Os resultados constituirão apoio para a tomada de decisão em relação à prevenção, monitoramento e manejo de pacientes crônicos, no âmbito do SUS, particularmente da atenção básica.
Pesquisadores participantes:
Pesquisador Responsável: André Monteiro Costa
Descrição/repercussão do grupo:
O Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat) tem como objetivos gerais: Formar pesquisadores no campo da saúde ambiental e saúde do trabalhador; Desenvolver novas metodologias de caráter interdisciplinar; Apoiar o Ministério da Saúde, o Ministério Público e a Defensoria Pública em questões relacionadas à saúde e ambiente/ocupacional e na elaboração de Termos de Ajustamentos de Conduta; Desenvolver pesquisas participativas e com abordagens ecossistêmicas em saúde; Além de outras perspectivas metodológicas; Desenvolver conteúdos, abordagens e métodos para educação; Ofertar disciplinas para a formação em Saúde Pública / Coletiva nos temas de saúde, ambiente e trabalho; Analisar os processos de vulnerabilização relacionados aos grandes empreendimentos e agropecuários; Construir processos de produção compartilhada de conhecimentos em territórios que contribuam para perspectivas emancipatórias; Avaliar as políticas públicas relacionadas com poluição, saneamento ambiental, recursos hídricos e seus impactos na saúde humana e nos modos de vida; e Avaliar os marcos regulatórios relacionados ao uso dos agrotóxicos e seus impactos toxicológicos.?
Área de Concentração:
14. Ambiente, Ecologia e Saúde
16. Vigilância em Saúde
19. Promoção da Saúde
Pesquisadores participantes:
Pesquisador(a) Responsável: Antonio da Cruz Gouveia Mendes
Área de Concentração:
16. Vigilância em Saúde;
17. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde
Linhas de pesquisa:
16.1. Vigilância epidemiológica;
16.10. Sistemas e métodos de vigilância em saúde;
17.5. Formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de saúde;
17.6. Política, planejamento, administração e gestão de sistemas e organização em saúde;
17.7. Desigualdades sociais, modelo de desenvolvimento e saúde;
17.9. Distribuição, acesso e utilização de tecnologias e serviços de saúde.
Pesquisador(a) Responsável: Camila Pimentel
Descrição/repercussão do grupo:
O Laboratório de Estudos de Violência e Saúde (Leves) tem como objetivo produzir conhecimento sobre violência e saúde com enfoque transdisplinar, bem como no campo da avaliação de políticas e programas setoriais, de modo a contribuir na implementação de políticas de redução da morbimortalidade por acidentes e outras violências, e de estratégias de prevenção da violência e promoção da saúde.
Área de Concentração:
13. Saúde Perinatal, da Criança e do Adolescente;
15. Epidemiologia, métodos estatísticos e quantitativos;
19. Promoção da Saúde;
22. Sociologia, Antropologia, Filosofia e Saúde, Cultura e Sociedade.
Linhas de pesquisa:
13.12. Violência e saúde nas grávidas e na perspectiva da criança e do adolescente;
15.14. Epidemiologia do uso de drogas e da violência;
19.9. Violência e seu impacto na qualidade de vida e na saúde;
22.18. Violência e Gênero.
Pesquisadores participantes:
Pesquisador (a) Responsável: Islândia Maria Carvalho de Sousa
Descrição/repercussão do grupo:
Dedica-se a estudos e pesquisas que visam a formulação, implementação e avaliação de políticas para saúde pública, bem como, a investigação a partir dos conhecimentos tradicionais para o cuidado em saúde. Visa a busca de evidências ou práticas inovadoras para efetividade do cuidado no Sistema Público de Saúde.
Área de Concentração:
17. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde
Linhas de pesquisa:
1. Evidências para políticas e tecnologias de saúde;
2. Promoção da Saúde;
3. Saberes e Práticas Tradicionais;
4. Economia da Saúde;
5. Investigação sobre eficácia e efetividade das intervenções do campo da saúde;
6. Cuidado e saúde;
7. Práticas Integrativas e complementares em Saúde;
8. Uso de tecnologias na comunicação para o Direito e Cuidado em saúde;
Pesquisadores participantes:
Observatórios de Pesquisa
Pesquisador (a) Responsável: Islândia Maria Carvalho de Sousa
Descrição/repercussão do grupo:
Promover a reflexão teórico-conceitual e prática, mapeamento e análise crítica das medicinas tradicionais e PICS, com ênfase nas experiências do SUS.debater, articular a troca de conhecimento, estimular e produzir pesquisas, comparar e responder diferentes dúvidas quanto à validação das práticas, a integração com os procedimentos convencionais biomédicos.
Área de Concentração:
17. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde;
19. Promoção da Saúde.
Linhas de pesquisa:
1. Evidências em PICS para políticas e tecnologias de saúde;
2. Promoção da Saúde;
3. Saberes e Práticas Tradicionais;
5. Investigação sobre eficácia e efetividade das PICS do campo da saúde;
7. Práticas Integrativas e complementares em Saúde;
8. Comunicacão e Saúde.
Pesquisador (a) Responsável: Pedro Miguel dos Santos Neto
Descrição/repercussão do grupo:
O Observatório de Recursos Humanos trabalha em cooperação para o desenvolvimento e gestão de recursos humanos no setor Saúde. Entre suas atividades destaca-se a realização de pesquisas, capacitação e cooperação técnica em recursos.
Área de Concentração:
17. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde;
Linhas de pesquisa:
17.10. Profissão, gestão de trabalho e da educação em saúde;
17.11. Profissões e tecnologias em saúde;
17.12. Análise do mercado, da força de trabalho e da gestão de recursos humanos e do trabalho em saúde.