Ensino

Programa de pós-graduação em Saúde Pública

Implantado em 1996, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) contribui com a formação de pesquisadores e docentes em saúde coletiva. Suas linhas de pesquisas estão voltadas para o enfrentamento de problemas de saúde regionais e para a criação e o aprimoramento de políticas públicas do setor saúde e áreas afins. Em seus 25 anos, formou 185 doutores e 349 mestres, tendo egressos atuando em universidades públicas, centros de pesquisas e em diversos níveis do Sistema Único de Saúde.  

Com cursos de mestrado e doutorado em saúde pública, apresenta atualmente produção importante no campo da saúde pública sendo o único doutorado reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em Pernambuco. Tem corpo próprio de docentes permanentes e atividade de pesquisas em todas as áreas do campo da Saúde Coletiva.

Saiba Mais

Navegue por: Formas de Ingresso / Infraestrutura do programa

  • Conheça nosso Mestrado e Doutorado Acadêmico

    Curso que deu origem ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco, o mestrado acadêmico, instituído em 1996, tem por objetivo capacitar profissionais para desenvolver atividades de docência e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas aos serviços de saúde pública. O doutorado, iniciado em 2003, objetiva formar pesquisadores de alto nível para conduzir investigações científicas aplicadas a saúde coletiva .

    As inscrições para ambos os cursos acontecem no segundo semestre de cada ano. O número de vagas depende da disponibilidade de orientação do corpo docente, sendo, geralmente, 20 para o mestrado e 15 para o doutorado. As vagas são divididas por área de concentração e há cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas. Podem participar, profissionais de nível superior da área de saúde e afins. No caso do doutorado, as vagas são destinadas a candidatos com título de mestre ou de estudantes de mestrado que evoluíram diretamente para o doutorado em razão de uma qualidade destacada e demonstrada no desenvolvimento da dissertação.

    O mestrado tem duração máxima de 24 meses e o doutorado de 48, podendo estes serem defendidos antes desse prazo, desde que cumpridos todos os créditos e aprovado na qualificação. O programa se dá em regime de tempo integral, sendo as disciplinas obrigatórias e eletivas distribuídas no primeiro ano do mestrado e nos dois primeiros anos do doutorado. A concessão de bolsa de estudo não é assegurada pelo Programa estas dependem de disponibilidade financeira, de aprovação e classificação de projeto junto aos órgãos de fomento à pesquisa Comissão de Bolsa do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública do IAM.

    Acesse: Estrutura curricular Mestrado / Estrutura Curricular Doutorado