O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) busca obter relações com Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. Tem parcerias consolidadas com o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Fiocruz Brasília, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Universidades Federais de Santa Catarina e de Pernambuco (UFSC e UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) – esses dois últimos da França - Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (Inglaterra) e Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique. O programa também mantém intercâmbios de docentes e estudantes.
As linhas de pesquisas que dão sustentação ao PPGSP estão vinculadas a temas relevantes para a saúde coletiva, tais como:
1) No campo da epidemiologia: os condicionantes complexos associados a Covid-19; zika e doenças correlacionadas; doenças crônicas não-transmissíveis.
2) No campo das políticas de saúde e do cuidado: economia da saúde; relação sistema de saúde, serviços e práticas; análise e avaliação de políticas públicas; governança em saúde; práticas integrativas e complementares em saúde.
3) No campo das interações entre saúde, ambiente e produção/trabalho: relação saúde, ambiente e trabalho nos territórios; vulnerabilidades e iniquidades sociais na relação saúde, ambiente, trabalho.