A Secretaria Acadêmica, subordinada à Vice Diretoria de Ensino do IAM, é o setor responsável pelo serviço de gerência e operacionalização dos cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu oferecidos pelo IAM.
Perguntas frequentes
O IAM oferece cursos de pós-graduação Stricto e Lato sensu. Regularmente são oferecidos quatro programas, são eles: Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (RMSC); Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) – Modalidade Acadêmica (mestrado e doutorado); Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSPMP) – Modalidade Profissional (mestrado e doutorado); e o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde (PPGBBS) – Modalidade Acadêmica (mestrado e doutorado).
Os cursos de especialização são oferecidos por demandas específicas. Também são oferecidos cursos de atualização e aperfeiçoamento.
Para mais informações, entre no link de cada programa:
PPGSPMP - Mestrado Profissional
PPGSPMP - Doutorado Profissional
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
O IAM também oferece a Educação a Distância/EaD, que é uma importante ferramenta para a produção e a socialização do conhecimento, com alto poder de capilaridade, ultrapassando as barreiras da distância e do tempo. Visite a página da EaD através do link: Acesse o EAD
Todos os cursos oferecidos pelo IAM são inteiramente gratuitos.
Para os cursos na modalidade acadêmica é exigido regime de tempo integral. Para os cursos na modalidade profissional os estudantes deverão ter disponibilidade para cumprir os módulos presenciais e os módulos presenciais de imersão para aprofundamentos da pesquisa bibliográfica e encontros sistemáticos com os orientadores, conforme determinado pela Chamada Pública de seleção.
Não está assegurada bolsa de estudo para os estudantes dos programas acadêmicos, apesar dos programas receberem uma cota de bolsas fornecidas por agências de fomento, visando o incentivo ao ensino e a pesquisa. Essas bolsas são concedidas de acordo com critérios de classificação definidos pelos órgãos de fomento e pela Comissão de Bolsa de cada Programa.
Não está prevista bolsa para estudantes do programa profissional. O financiamento das despesas para garantir a participação do estudante no curso profissional será de responsabilidade da sua instituição de origem ou do próprio estudante.
O ingresso ocorre por processo seletivo, que ocorre de acordo com cada curso ofertado. No IAM, os cursos possuem, geralmente, chamadas anuais. Excepcionalmente, a critério do Colegiado de cada programa, poderá ser aceita transferência de estudantes de outras pós-graduações, desde que atendidas às exigências do Regulamento do Programa pretendido.
Na página principal do IAM, na ocasião da abertura da Chamada Pública, ou através do link: Últimos editais IAM
Segundo a legislação educacional, a conclusão em cursos de mestrado não constitui condição necessária ao ingresso em cursos de doutorado. Cabe ao Programa definir, em seu Regulamento, a exigência ou não do título. No IAM, os Programas de Saúde Pública (acadêmico e profissional) não exigem o título de mestre para ingresso no doutorado, mas recomenda fortemente que o candidato o tenha.
No Programa de Biociências e Biotecnologia em Saúde é exigido o título de mestre para ingresso no doutorado.
Estudantes de outros programas de pós-graduação stricto sensu poderão cursar disciplinas eletivas nos Programas do IAM, ficando a oferta de vagas e a seleção a cargo do coordenador de cada disciplina. O interessado deverá acompanhar as chamadas publicadas no site do IAM e seguir os critérios e requisitos estabelecidos pelas mesmas.
Sim, através da Cooperação Internacional, que é a instância responsável pelo intercâmbio do IAM com instituições de ensino superior de diversos países. Ela possibilita aos estudantes e pesquisadores a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas com discentes de todas as partes do mundo.
Mais informações, acesse nossa página de mobilidade acadêmica: Clique aqui
O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas da CAPES, matriculado no Doutorado.
O estágio de docência pode ser realizado a qualquer momento, após a matrícula do doutorando na Pós-Graduação.
A duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado.
A disciplina para o estágio de docência deve ser compatível com a área de pesquisa da pós-graduação realizada pelo doutorando.
- A carta que deverá ser encaminhada à Coordenação do Programa BBS informando a solicitação do estágio de docência, juntamente com o plano do curso/ementa. Clique aqui para download
- Ofício de encaminhamento da Coordenação do Programa PGBBS à Instituição de Ensino.
Após recebimento pela SEAC da carta de encaminhamento, assinada pelo orientador e pelo coordenador da disciplina da IES (onde será realizado o estágio), será emitido ofício de encaminhamento do discente, através do SEI, assinado pela coordenação do PGBBS direcionado à Coordenação do Programa da IES do estágio.
- O Relatório deverá ser entregue ao final do estágio devidamente assinado. Clique aqui para download