O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde (PPGBBS) é um programa formado por pesquisadores vinculados ao Instituto Aggeu Magalhães (IAM), Fiocruz – Pernambuco, e que tem como objetivo formar profissionais de pós-graduação altamente qualificados em áreas de excelência ligadas a pesquisa básica e aplicada em saúde e em temas correlatos. O PPGBBS oferece formação gratuita em níveis de Mestrado e Doutorado Acadêmico e se encontra inserido na área de avaliação da CAPES de Ciências Biológicas III. Esta área compreende os temas de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia, sendo o Programa atualmente classificado pela Capes com o conceito 5.
O enfoque do PPGBBS é a produção de conhecimento científico e o desenvolvimento de novas metodologias de monitoramento e controle de patógenos, vetores e agravos diversos da atualidade, aliando estudos de pesquisa básica com a aplicação de ferramentas biotecnológicas. Os temas investigados por seu corpo docente e alunos envolvem desde a atuação em ensaios clínicos e de validação de novas terapias/vacinas/métodos de diagnóstico a estudos utilizando tecnologias de nova geração e que fazem uso de ferramentas de ponta de genômica, proteômica, biologia celular, microbiologia, química de proteínas e imunologia avançada, entre outras. A missão do PPGBBS é a formação acadêmica qualificada de jovens pesquisadores associada a geração de conhecimento e de novos produtos biotecnológicos de impacto para a saúde da população. Assim, esperamos contribuir para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), para a promoção da saúde e para uma maior protagonismo da região nordeste do Brasil neste processo.
Navegue por: Formas de Ingresso / Infraestrutura do programa/ Regulamento do programa / Acesso ao Sig@SS
Saiba mais através do Guia de orientação aos discentes Stricto Sensu IAM | Fiocruz-PE
Acesse também: Guia de Integridade em Pesquisa da Fiocruz
Conheça nossos cursos:
Os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmico em Biociências e Biotecnologia em Saúde tem como principal objetivo a atualização e a formação de pessoal altamente qualificado, técnica e cientificamente para atuarem no mercado de trabalho, incluindo ensino e pesquisa, de forma compatível com os avanços científicos e tecnológicos, na prestação de serviços e empreendedorismo em biotecnologia, formando recursos humanos para os campos da vigilância ambiental em doenças transmitidas por vetores, novas ferramentas no diagnóstico, terapia celular, imunoprofilaxia e áreas que fazem uso de ferramentas de biologia celular e molecular com ou sem aplicações biotecnológicas.
De acordo com a área de concentração escolhida, é necessário que esses profissionais possuam uma formação diferenciada tanto ao nível de conhecimento científico como do domínio de tecnologias de ponta em diferentes ramos das ciências biológicas, o que os capacitará a encontrar uma melhor colocação profissional.
Os profissionais formados precisarão apresentar habilidades e conhecimento para atuarem de forma competitiva em pesquisa em áreas como: Imunologia, Virologia, Entomologia, Parasitologia, Biologia Celular e Molecular Básica e Biotecnologia, entre outras, e sua atuação deverá ter um impacto positivo no estudo e controle de doenças que afligem a população brasileira e do Nordeste em especial.
O curso de mestrado tem duração de 24 meses e o de doutorado 48 meses, em regime de tempo integral, ambos contam um uma ampla estrutura curricular, com disciplinas obrigatórias e eletivas, distribuídas durante os primeiros 12 e 24 meses, respectivamente, as quais devem estar em consonância com o plano de estudos definido conjuntamente com seu orientador.
As vagas são oferecidas aos profissionais de nível superior da área de Ciências Biológicas e Saúde. As inscrições para a seleção dos cursos acontecem anualmente, no segundo semestre. O número de vagas é definido em função da disponibilidade de orientação do corpo docente.
OBS: Para cursar o doutorado em BBS, o título de mestre faz-se necessário.
Navegue pela Estrutura Curricular
O Curso de Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde visa à formação de pessoal altamente qualificado, técnica e cientificamente, para atuar em diferentes mercados de trabalho, incluindo ensino, pesquisa, prestação de serviços e empreendedorismo em biotecnologia, formando recursos humanos para os campos da vigilância ambiental em doenças transmitidas por vetores, novas ferramentas no diagnóstico, terapia celular, imunoprofilaxia e áreas que fazem uso de ferramentas de biologia celular e molecular com ou sem aplicações biotecnológicas. Os profissionais formados neste curso deverão apresentar habilidades e conhecimento para atuarem de forma competitiva em pesquisa nas áreas como Imunologia, Virologia, Entomologia, Parasitologia, Biologia Celular e Molecular Básica e Biotecnologia, entre outras e sua atuação deverá ter um impacto positivo no estudo e controle de doenças que afligem a população brasileira e do Nordeste em especial.
O referido curso tem duração de 48 meses, em regime de tempo integral, sendo as disciplinas obrigatórias e eletivas distribuídas durante os dois primeiros anos. Estas devem estar em consonância com o plano de estudos do doutorando, definido conjuntamente com seu orientador.
As vagas são oferecidas aos profissionais de nível superior da área de Ciências Biológicas e Saúde, que tenham título de mestre. As inscrições para a seleção do doutorado acontecem anualmente, no segundo semestre. O número de vagas é definido em função da disponibilidade de orientação do corpo docente.
Conheça: Estrutura Curricular
Equipe | Contato