Implantado em 1996, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) contribui com a formação de pesquisadores e docentes em saúde coletiva. As linhas de pesquisa do programa estão voltadas para o enfrentamento de problemas de saúde globais e nacionais e para a formulação e aprimoramento de políticas públicas para o setor saúde áreas afins. O PPGSP oferece cursos de mestrado e doutorado e possui importante produção na área da saúde coletiva, sendo atualmente o único Programa que possui curso de doutorado nesta área certificado pela CAPES em Pernambuco.
Ao longo dos últimos 25 anos, o programa formou cerca de 200 alunos de doutorado e de 350 alunos de mestrado, tendo os egressos atuado em universidades públicas, centros de pesquisa e em diversos níveis do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba Mais
Para conhecer um pouco mais sobre o nosso PPGSP acesse: Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | Modalidade Acadêmica
Acesse também: Guia de Integridade em Pesquisa da Fiocruz
Navegue por: Formas de Ingresso / Infraestrutura do programa
Curso que deu origem ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco, o mestrado acadêmico, instituído em 1996, tem por objetivo capacitar profissionais para desenvolver atividades de docência e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas aos serviços de saúde pública. O doutorado, iniciado em 2003, objetiva formar pesquisadores de alto nível para conduzir investigações científicas aplicadas a saúde coletiva .
As inscrições para ambos os cursos acontecem no segundo semestre de cada ano. O número de vagas depende da disponibilidade de orientação do corpo docente, sendo, geralmente, 20 para o mestrado e 15 para o doutorado. As vagas são divididas por área de concentração e há cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas. Podem participar, profissionais de nível superior da área de saúde e afins. No caso do doutorado, as vagas são destinadas a candidatos com título de mestre ou de estudantes de mestrado que evoluíram diretamente para o doutorado em razão de uma qualidade destacada e demonstrada no desenvolvimento da dissertação.
O mestrado tem duração máxima de 24 meses e o doutorado de 48, podendo estes serem defendidos antes desse prazo, desde que cumpridos todos os créditos e aprovado na qualificação. O programa se dá em regime de tempo integral, sendo as disciplinas obrigatórias e eletivas distribuídas no primeiro ano do mestrado e nos dois primeiros anos do doutorado. A concessão de bolsa de estudo não é assegurada pelo Programa, estas dependem de disponibilidade financeira, de aprovação e classificação de projeto junto aos órgãos de fomento à pesquisa, Comissão de Bolsa do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública do IAM.
Acesse: Estrutura curricular Mestrado / Estrutura Curricular Doutorado