Gestão

O IAM - Missão, Visão, Valores

Inaugurado em 2 de setembro de 1950, o Instituto Aggeu Magalhães foi idealizado por pioneiros do campo da Saúde, com destaque para o professor catedrático da Faculdade de Medicina do Recife, Aggeu de Godoy Magalhães, que sonhava construir uma instituição dedicada ao estudo das helmintoses em Pernambuco. Numa época em que essas doenças assolavam a maioria da população rural do Nordeste. Seu falecimento ocorreu em 1949, antes da abertura do Instituto, que foi nomeado em sua homenagem. Frederico Simões Barbosa foi escolhido como primeiro diretor do IAM, tendo se destacado como gestor e com inovadores estudos epidemiológicos, em especial sobre a esquistossomose.

A estrutura original do IAM ficava localizada no bairro do Espinheiro, zona norte do Recife, inicialmente como parte da Divisão de Organização Sanitária do Ministério da Educação e Saúde (DOS/MES) e depois, incorporado aos Institutos de Endemias Rurais. A partir de 1970, passou a integrar a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que reúne outros centros de pesquisa, educação e atenção à saúde, vinculados ao Ministério da Saúde. Em 1982, durante a gestão de Ageu Magalhães Filho, as instalações do IAM foram transferidas para o campus da UFPE, onde permanece localizado atualmente.

Hoje, com um extenso portifólio de contribuições na pesquisa em saúde e para a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), o IAM vem alargando sua agenda científica. À sua tradição em estudos das chamadas doenças tropicais negligenciadas e outras patologias infecciosas e parasitárias, vem somando as pesquisas no amplo campo da saúde coletiva e no enfrentamento do crescente problema apresentado pelas arboviroses e pelo surgimento de novos vírus, como o SARS-CoV-2. Essas são temáticas abordadas nas grandes áreas e linhas de pesquisa da instituição.

Sua força de trabalho é formada por servidores, terceirizados e bolsistas, além da contribuição de estudantes e estagiários. A comunidade institucional está distribuída em seis departamentos: Entomologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Saúde Coletiva e Virologia e Terapia Experimental; e nas atividades de gestão e ensino.

 

Gestão  Institucional

Conheça os gestores atuais clicando aqui.

A Vice-direção de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência é responsável pelos programas de iniciação científica, coleções biológicas e serviços de referência ligados aos diversos departamentos de pesquisa. Reúne as infraestruturas de pesquisa do Biotério, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Plataformas Tecnológicas (NPT), o Núcleo de Estatística e Geoprocessamento (NEG) e o Escritório de Projetos.

A Vice-direção de Gestão e Desenvolvimento Institucional é composta pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), Serviço de Planejamento (Nuplan), Serviço de Informática (Seinfo) e o Departamento de Administração. Este congrega o Serviço de Compras e Materiais (SAM), os Serviços Gerais e de Gestão de Contratos (Seag), o Serviço de Infraestrutura e Manutenção (Seinfra)e o Serviço Econômico-Financeiro (Sefin), além da seção de Protocolo.

A Vice-direção de Ensino e Informação Científica é responsável pelas diretrizes ligadas ao ensino. Oferece os Programas de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde (PPGBBS) e em Saúde Pública (PPGSP), com turmas de mestrado e doutorado, e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (Lato sensu). O PPGSP é ofertado nas modalidades acadêmica e profissional. Essa vice-direção conta com o apoio da Secretaria Acadêmica (Seac), da equipe do Ensino a Distância (EaD), biblioteca e dos departamentos que desenvolvem ações de pesquisa e cooperação técnica, contribuindo para o aprimoramento do SUS.

Todas as vice-diretorias são subordinadas à Direção, à qual estão ligados de forma direta os seis departamentos já citados, a Assessoria de Comunicação, a Coordenação da Qualidade, os comitês de Ética em Pesquisa com humanos (CEP) e com animais (Ceua), e a Comissão Interna de Biosssegurança (CIBio).

 

Para mais detalhes, acesse o organograma do IAM.


Missão, visão, valores - Instituto Aggeu Magalhães / Fiocruz Pernambuco

Com a missão de contribuir para a geração de conhecimentos e inovação tecnológica para a melhoria das condições sanitárias da população, particularmente na região do nordeste brasileiro, mediante geração de evidências científicas e tecnológicas indutoras de políticas de saúde e de ciência e tecnologia em saúde e de ações integradas de pesquisa, ensino, serviços e cooperação técnica, o Instituto Aggeu Magalhães — IAM vem desde 1950 revolucionando o modelo de pesquisa e ensino em saúde do Brasil. Nestes anos de história, o IAM desenvolveu um extenso portfólio de ações desenvolvidas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população brasileira.