COVID-19 | IAM - Fiocruz Pernambuco

Projeto Consórcio Brasil, França, Mali e Canadá | COVID-19

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA RESPOSTA A COVID-19 EM SISTEMAS NACIONAIS E SUBNACIONAIS: Consórcio Brasil, França, Mali e Canadá

Apresentação

Respostas coordenadas e colaborativas baseadas em evidências são críticas para o sucesso do controle de uma emergência de saúde pública e para manter o funcionamento do sistema de saúde. As muitas incógnitas de COVID-19 fizeram os esforços de resposta difícil, apesar da orientação rápida e ampla fornecida pela OMS. Como se afirmou no Fórum Global de Pesquisa para COVID-19, há uma necessidade urgente de compreender como os profissionais de saúde estão se adaptando as medidas de resposta e de compreender a resiliência dos sistemas de saúde, no contexto do planejamento e implementação da resposta à pandemia. Estudar e compreender a implementação destas respostas em diversos países é essencial. O objetivo deste projeto é comparar a resposta de saúde pública para COVID-19 no Brasil, Canadá, França e Mali. Usando uma abordagem de estudo de caso, vamos identificar os pontos fortes e fracos na resposta, incluindo desafios para profissionais de saúde e sistemas de saúde. As fontes de dados para este estudo incluem entrevistas de interessados ??e pesquisa documental. Para atingir o nosso objetivo, vamos primeiro documentar como os países têm planejado, organizado e implementado respostas de saúde pública (Q1). Esta documentação será realizada seguindo a Ferramenta nacional de revisão de capacidades para o novo coronavirus (nCoV) da OMS. Vamos examinar o papel da informação científica, empírica e experimental usada no planejamento de resposta (Q2). Como parte deste objetivo, vamos explorar as preocupações do público usando dados de mídia social com algoritmos de aprendizado de máquina e estimar as associações entre as atividades de mídia e as medidas de resposta. Vulnerabilidade do sistema de saúde será estudada de acordo com a exposição, a sensibilidade, e as capacidades adaptativas (Q3). Vamos olhar para o choque repentino de COVID-19 e a declaração de emergência, com um foco sobre os impactos sobre os recursos humanos para a saúde, rotinas organizacionais, materiais médicos e gestão de medicamentos. Para gerar lições aprendidas para o benefício dos sistemas de saúde e de saúde pública, vamos organizar um workshop deliberativo entre os quatro países e organizações internacionais (Q4). Seremos apoiados por pesquisadores de transferência de conhecimento e vamos usar métodos participativos inclusivos para aumentar a eficácia e atualização de nossas recomendações operacionais. 

Responsável pelo projeto, na Fiocruz Pernambuco > Sydia Rosana de Araujo Oliveira
Conheça mais sobre o projeto, acesse > https://u-paris.fr/hospicovid/

  • Arquivos/Documentos

    LEXIQUE COVID-19

    O Lexique Covid-19 é um glossário de termos, referente a COVID-19, transcrito em Inglês, Francês e Português (BR). 

  • Entrevistas

    Aletheia Soares Sampaio / Pesquisadora do IAM - Fiocruz PE

    Entrevista concedida ao podcast da Rádio Jornal, na edição do dia 15 de junho de 2020, entitulada "Especial Coronavírus - O novo normal e os cuidados com a Higiene"

    Sinopse do programa: Consultório do Rádio Livre: Se os números da Covid-19 não voltarem a subir em Pernambuco, o Plano de Convivência para a retomada das atividades econômicas no estado será concluído em agosto. Mas esse cenário depende muito do comportamento da população, que não pode se descuidar das medidas de prevenção. O álcool em gel, o uso da máscara e os hábitos de higiene devem fazer parte da rotina na pandemia por algum tempo e são fundamentais para enfrentar o coronavírus. Para falar sobre o novo normal e os cuidados com a higiene, neste episódio do Consultório Anne Barretto e Leandro Oliveira conversam com a médica infectologista Camila Martins, e com a infectologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco, Aletheia Sampaio.

    Para ouvir o espisódio clique aqui > Especial Coronavírus - O novo normal e os cuidados com a Higiene

  • Contato

    Para dúvidas, convites para entrevistas entre outros, fale conosco através do email >

    sydia@cpqm.fiocruz.br