COVID-19 | IAM - Fiocruz Pernambuco

ObservaPICS

Observatório da Fiocruz apoia ação colaborativa para oferecer escuta psicológica e PICS a  profissionais de enfermagem durante pandemia de Covid-19

 

O Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais  Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) da Fiocruz é um dos parceiros da Rede Cuidar Enfermagem, uma ação colaborativa que surgiu em Pernambuco nos últimos dias para apoiar  profissionais de enfermagem durante a pandemia de Covid-19. O coletivo, formado por professores, pesquisadores, profissionais de saúde e terapeutas voluntários, está oferecendo escuta psicológica por telefone e orientação sobre uso de práticas integrativas, como a terapia floral e a aromaterapia. O objetivo é ajudar os trabalhadores da enfermagem a cuidar da própria saúde física, emocional e mental diante dos desafios e dificuldades em torno do novo coronavírus.

Para ter acesso à assistência, basta se cadastrar no site https://redecuidarenfermagem.com.br/ e escolher a modalidade. O plantão psicológico deve funcionar de domingo a domingo, inicialmente, das 8h às 19h. Na página da web, a Rede Cuidar mantém ainda um fórum de debate e informações para orientar os profissionais de enfermagem sobre proteção individual, acesso a EPIs, novas regras sanitárias e de manejo dos pacientes com a nova síndrome respiratória aguda.

Na parceria, o ObservaPICS ajuda na articulação de voluntários para atendimento dos profissionais de enfermagem e na seleção de material educativo para divulgação, explica a coordenadora do observatório, pesquisadora Islândia Carvalho, da Fiocruz Pernambuco.

Também participam da rede representantes dos Conselhos Regional (Coren-PE) e Federal de Enfermagem (Cofen), da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (UPE), do Departamento de Enfermagem e de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Hospital Maria Lucinda, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, da Universidade do Vale São Francisco (Univasf).