Institucional

Abril | Eridan de Medeiros

                                                                                                                                      Clique na imagem para expandir

Primeira - e até então única- diretora do Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz Pernambuco, Eridan de Medeiros Coutinho nasceu no Recife, em 1931.

Médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco, realizou trabalhos como pesquisadora na área da patologia das doenças tropicais, estudando, particularmente, a patobiologia do hospedeiro desnutrido em relação à esquistossomose e outras parasitoses.

Sobre esse tema, seus trabalhos foram pioneiros e têm sido citados por autores nacionais e estrangeiros.

Sua gestão (1993 – 1997) foi marcada pela qualificação de recursos humanos em todos os níveis, a criação do primeiro mestrado em Saúde Pública de Pernambuco e a adequação das estruturas físicas do IAM.

Ilustrando o mês de abril no nosso calendário, a arte feita pelo artista Márcio Button (Afrocollage), traz várias referências à trajetória da cientista. Saiba quais são:

Sede do IAM _ Parte do prédio que abriga o Instituto Aggeu Magalhães, local onde Dra. Eridan Coutinho desenvolveu a maior parte da sua trajetória profissional e do qual foi diretora de 1993 a 1997

Violino – Na adolescência, teve uma profunda educação musical, tendo estudado violino clássico por 8 anos, chegando a tocar em orquestra sinfônica.

O Caramujo _ Durante muitos anos, o Departamento de Parasitologia do IAM, onde Eridan Coutinho trabalhou, se dedicou ao estudo da esquistossomose, doença provocada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem o caramujo como hospedeiro intermediário.

Microscópio _ a imagem faz alusão à atividade científica da cientista desenvolvida no laboratório de Parasitologia do IAM.

 

<< Veja a homenageada de março