Clique na imagem para expandir
Carioca, nascida em 25 de junho), Léa Ferreira Camillo-Coura graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1957, como primeira colocada na sua turma. Nesse mesmo ano, casou-se com o seu colega de curso, o também pesquisador José Rodrigues Coura.
No campo da ciência, dedicou seus estudos e pesquisas para doenças infecto parasitárias, primeiro como professora da UFRJ, instituição onde chegou a ocupar o cargo de Diretora Adjunta para o Ensino de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina. Também participou de simpósios sobre “Parasitoses Intestinais”, realizados em diversos países, sendo consultora temporária da OMS. Consultora ad hoc do Ministério da Saúde para assuntos relacionados a parasitoses intestinais e do Serviço de Clínica Oftalmológica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Léa Camilo-Coura foi a primeira mulher eleita Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e também a primeira mulher a ser indicada Membro Honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar, passando posteriormente a Membro Titular e hoje Emérita. É ainda fundadora da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, da qual é Membro Titular.
Na Fiocruz, foi Chefe do Departamento de Medicina Tropical do Instituto de Manguinhos, prestou assessoria para Vice-Presidência de Meio Ambiente, foi professora no Departamento de Ciências Biológicas da ENSP, membro do Comitê de Ética da Fundação e assumiu a Vice-Direção Científica do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC/FIOCRUZ.
Para saber mais sobre a trajetória científica de Léa Ferreira Camillo-Coura acesse:
https://portal.fiocruz.br/personalidade/lea-ferreira-camillo-coura
Ilustrando o mês de Junho no nosso calendário, a arte feita pelo artista Márcio Button (Afrocollage), traz várias referências à trajetória da cientista. Saiba quais são:
O piano e a partitura musical _ Além da ciência, outra paixão de Léa é a música clássica. Na juventude costumava ganhar do pai um passe anual para o Teatro Municipal do Rio. Até hoje toca piano. Seus compositores favoritos Bach, Beethoven, Mozart, Tchaikovsky, Rachmaninoff e Liszt.
Parasita Strongyloides stercoralis_ Faz alusão à tese de mestrado defendida pela pesquisadora na Universidade de Londres, com o título “Some Studies on Strongyloides stercoralis”.
Estetoscópio_ A imagem lembra a profissão da cientista e toda a sua atuação no campo da medicina
Pão-de-Açúcar e Corcovado _ Lembra o local de nascimento e atuação da cientista Léa Camillo-Coura.