Desenvolve atividades de pesquisa, formação de recursos humanos, serviço de referência e extensão em culicídeos de importância na saúde pública.
Desenvolve estudos voltados a doenças infecciosas e parasitárias utilizando abordagens imunológicas, histopatológicas, bioquímicas, epidemiológicas e de biologia molecular.
Desenvolve atividades em pesquisa básica e aplicada voltada ao estudo de diferentes microrganismos patogênicos, entre bactérias e protozoários, e orienta projetos em nível de iniciação científica e pós-graduação do IAM.
Desenvolve atividades de pesquisa e ensino em doenças parasitárias endêmicas, tais como esquistossomose, leishmaniose, filariose, toxocaríase e outras parasitoses; genotoxicidade de compostos antiparasitários e inseticidas, além de atividades assistenciais clínico-laboratoriais.
Desenvolve ações de pesquisa, ensino e cooperação técnica voltadas para a capacitação e formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o sistema de ciência e tecnologia, bem como para o aprimoramento e defesa do SUS e das políticas de saúde, educação e ciência e tecnologia, visando o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira.
Desenvolve pesquisas em doenças virais, com enfoque em arboviroses como Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya e também outras viroses como influenza, norovírus, HIV-1, HTLV-1, HTLV-2 e HCV, contribuindo diretamente na melhoria do bem-estar social.