Departamentos - Parasitologia

Infraestrutura Departamento Parasitologia

  • Laboratório de Biologia Celular e Molecular

    O Laboratório de Biologia Celular e Molecular atua em pesquisa e docência na área de ultraestrutura, biologia celular e molecular, além de imunologia de invertebrados (Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores), contribuindo para um melhor entendimento da interação parasito-hospedeiro.

  • Laboratório de Doenças Transmissíveis

    O Laboratório de Doença Transmissíveis do Instituto Aggeu Magalhães desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de doença infecciosas e parasitárias, tais como: HIV/Aids, dengue, esquistossomose, filariose, hepatites virais, leptospirose, leishmaniose visceral, parasitoses intestinais, toxocaríase e tuberculose.

  • Laboratório de Esquistossomose e do Serviço de Referência em Esquistossomose

    O Laboratório de Esquistossomose do Departamento de Parasitologia dispõe de uma bem equipada infraestrutura de laboratório e de campo, com corpo técnico especializado em malacologia, parasitologia e epidemiologia da esquistossomose.

  • Laboratório de Leishmaniose

    O Laboratório de Leishmaniose do Departamento de Parasitologia realiza estudos relacionados aos aspectos biológicos, epidemiológicos e clínicos da leishmaniose humana e animal, suas relações e ocorrências em seus hospedeiros e os processos de desenvolvimento da doença.

  • Laboratório de Mutagênese

    O Laboratório de Mutagênese desenvolve experimentos in vitro e in vivo, visando pesquisar o potencial mutagênico e/ou genotóxico de compostos químicos e biológicos (fármacos, inseticidas, agrotóxicos e tantos outros aditivos e conservantes), que possam induzir um processo de malignidade, interferindo na Saúde e no meio ambiente.

  • Laboratório do Serviço de Referência em Filariose

    O Serviço de Referência em Filariose conta com instalações de ambulatório para desempenhar atividades de atendimento clínico, ultrassonográfico e urológico. As atividades laboratoriais são desenvolvidas nos laboratórios do Departamento de Parasitologia. O serviço trabalha em colaboração com os vários departamentos da instituição.