Institucional

André Freire Furtado

André Furtado é especialista no controle de vetores de doenças, atuando principalmente na área de filariose bancroftiana e dengue.

Biólogo, doutor em Biologia Animal pela Université Pierre et Marie Curie — Paris VI (França), com pós-doutorado em Ciências Biológicas pela University of Aberdeen (Inglaterra), André Freire Furtado entrou no Instituto Aggeu Magalhães como pesquisador titular, no ano de 1986, logo com sua pose, devido a sua vasta experiência na área de vetores de doenças, tornou-se diretor do instituto, ficando no cargo de 1986 a 1993.

Durante sua estada na direção do Instituto, André atuou com grande ênfase nos estudos de controle de vetores de doenças (Aedes aegypti, Aedes albopictus, Culex quinquefasciatus e triatomíneos) na área de filariose bancroftiana e dengue. Responsável por grandes feitos científicos, como o estudo da fisiologia e controle hormonal da reprodução dos triatomíneos, vetores da doença de Chagas, o pesquisador tem mais de 60 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Em 2003 devido aos seus feitos pela ciência, recebeu o prêmio de Cientista Internacional do ano pela International Biographical Center, no ano seguinte (2004) recebeu a Medalha Marechal Trompowsky, concedida pelo Instituto do Magistério do Exército, e o Mérito Científico, oferecido pela Academia Pernambucana de Ciências. Em 2008 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, oferecida pela Presidência da República do Brasil.

 

Para conhecer um pouco mais sobre André Freire Furtado, acesse: Currículo Lattes

 

<< Voltar para Ex-Diretores