Institucional

Eridan de Medeiros Coutinho

Eridan de Medeiros Coutinho nasceu no Recife, em 7 de agosto de 1931. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1954), mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), doutorado e livre-docência em Patologia da Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1977). Sua pós-graduação foi complementada por cursos e estágios realizados em 1955 na Universidade de São Paulo, na Universidade de Harvard (Bostom, USA), onde estagiou como bolsista da Kellog Foudation, e na Inglaterra, como bolsista do British Council. Atualmente é pesquisadora emérita da Fundação Oswaldo Cruz, honraria recebida em 2004 pela relevância da sua contribuição científica e serviços prestados à instituição. Como uma das principais colaborações ao IAM, Eridan desenvolveu o Primeiro Mestrado em Saúde Pública de Pernambuco.

Como pesquisadora, tem realizado trabalhos na área da patologia das doenças tropicais, estudando, particularmente, a patobiologia do hospedeiro desnutrido em relação à esquistossomose e outras parasitoses. Sobre esse tema, seus trabalhos foram pioneiros, e têm sido citados por autores nacionais e estrangeiros.

Eridan Coutinho ingressou no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE) em 1953, no então Departamento de Patologia, como auxiliar acadêmica, passando a técnica de pesquisa quando estava finalizando a graduação em Medicina. Após a conclusão da graduação, em 1954, ocupou o cargo de médico epidemiologista. Após concurso de títulos na Fiocruz em 1987, passou a exercer o cargo de pesquisadora titular, tendo se aposentado em 1996. Como consultora científica, continua exercendo, desde então, atividades no Departamento de Imunologia do IAM, tendo dirigido a instituição de 1993 a 1997.

Também ocupou várias vezes a chefia do antigo Departamento de Patologia e Biologia Celular do IAM, do qual também foi vice-diretora de 1963 a 1969 e de 1974 a 1979.

Ao longo de sua trajetória, recebeu mais de 15 prêmios e homenagens, com destaque para a Medalha do Mérito Médico (Academia Pernambucana de Medicina), em 2009; a medalha do Mérito da Educação Médica Professor Otávio de Freitas (Escola Pernambucana de Medicina), em 2008; a Medalha Pirajá da Silva (Ministério da Saúde), em 2008; a Medalha de Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 1995; o Prêmio Pirajá da Silva, em 1995; e o Prêmio Carlos Chagas, em 1962, entre outros.

Tem mais de 71 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, sete capítulos de livros publicados, além do prefácio do livro “Desnutrição-magnitude significado social e possibilidade de prevenção” (2000). Atualmente, coordena a Comissão de Ética no Uso de Animais do IAM/Fiocruz.

 

Para conhecer um pouco mais sobre Eridan de Medeiros Coutinho, acesse: Currículo Lattes

 

<< Voltar para Ex-Diretores