Farmacêutico e bioquímico pela Universidade Federal da Paraíba (1981), doutor em biologia da relação patógeno-hospedeiro pela Universidade de São Paulo (2001) e pesquisador sênior da Fundação Oswaldo Cruz no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/IAM), com estudos nas áreas de parasitologia, epidemiologia e saúde pública. É líder do Grupo de Pesquisas Ecoepidemiologia de leishmanioses desde 1991 e bolsista de produtividade do CNPq Nível 1. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical no biênio 2017-2019. Desde 2020 integra a Academia Pernambucana de Ciências (APC).
Sinval Pinto Brandão Filho atuou como diretor do IAM de 2013 a 2016, sendo reeleito para o exercício seguinte (2017-2020) e exercendo o cargo até junho de 2021. Sob sua condução, foram implantados os planos de Segurança e de Logística Sustentável da instituição. A unidade obteve também posição de destaque nos estudos em torno da epidemia do vírus Zika, no biênio 2015-2016. Sob a coordenação da Fiocruz PE, foi formado o Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (Merg), responsável pela investigação do assunto sob uma abordagem clínico-epidemiológica, integrado por especialistas de diversas instituições nacionais e internacionais.
No quadriênio seguinte, em alinhamento com o programa de ações afirmativas da Fiocruz, os programas de pós-graduação adotaram o sistema de cotas para pessoas negras (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (2017). Outro destaque foi a criação do Doutorado Profissional em Saúde Pública, aprovado pela Capes em 2018. Em 2020, a pandemia mundial da Covid-19 exigiu mudanças de comportamento social e na forma de trabalhar, com pesquisas e medidas institucionais sendo adotadas de forma imediata para seu enfrentamento. Uma série de ações focadas na segurança, saúde e condições de trabalho dos servidores e colaboradores da instituição foram implementadas no IAM por meio dos planos de Contingência e Convivência com a Covid 19. As atividades de ensino e diversos eventos científicos foram realizados no formato online nesse período.
Para conhecer um pouco mais sobre Sinval Pinto Brandão Filho, acesse: Currículo Lattes