Dez anos após a sua primeira edição, A Fiocruz Pernambuco promove o II Seminário Nacional sobre os Impactos do Racismo na Ciência e na Saúde (II SNIRCS).
O evento reunirá, no Recife, nos dias 12 e 13 de junho de 2024, pesquisadores, estudantes e promotores de políticas raciais, das diversas regiões do país, para refletir e debater a respeito dos impactos do racismo na produção científica no campo das ciências da saúde, no Sistema de Saúde e no cotidiano de toda a população brasileira.
O SNIRCS também se propõe a despertar a criticidade dos participantes quanto a sua responsabilidade profissional e social acerca da perpetuação, contribuição, omissão ou combate diante do racismo. Visando ainda estimular a construção de narrativas que promovam a igualdade racial na academia e na sociedade.
º Formulário de Inscrição
º Regras para Submissão de Trabalhos
EIXOS TEMÁTICOS
O evento foi organizado a partir de cinco Eixos Temáticos/Grupos de Trabalho:
1. Ciência e Epistemologias Negras;
2. Letramento Racial no SUS;
3. Racismo Ambiental;
4. Comunicação Antirracista e as Novas Tecnologias na Saúde-IA;
5. Saúde Mental e Racismo;
CONVIDADOS/PROGRAMAÇÃO
Valorizando o caráter nacional do evento, o II SNIRCS convidou para compor as mesas, especialistas de norte a sul do país, que trazem para o debate as informações mais recentes e qualificadas.
º Confira quem vai estar com a gente/programação
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
A novidade nessa segunda edição do SNIRCS é o espaço para apresentação oral de relatos de pesquisa e relatos de experiência, previamente selecionados, com emissão de certificados.
º Regras para submissão de trabalhos
HISTÓRICO DO EVENTO ANTERIOR
Em 2014, quando da realização da primeira edição do SNIRCS, as discussões acadêmicas, acerca do tema eram mais comuns no campo das ciências sociais. No campo das ciências da saúde, essa discussão era escassa, inexpressiva. Buscando então contribuir com a mudança deste panorama, a Fiocruz Pernambuco reuniu um pouco mais de 200 pessoas, entre estudiosos, pesquisadores, gestores e estudantes, para aprofundar as discussões em torno de temas como: "A neutralidade ideológica das ciências"; "Biologização das raças e as suas implicações no campo da saúde"; "De que forma o racismo impacta na vida das pessoas e nas políticas de saúde" e sobre "O racismo institucional".