2º Módulo do Curso de Saúde das Águas é realizado com pescadoras artesanais
A parceria firmada entre a Fiocruz Pernambuco, o Ministério da Pesca e Aquicultura, universidades federais e organizações dos movimentos sociais da pesca artesanal resultou na realização, na terça-feira (26/11) e ontem (27/11), do 2º Módulo do Curso Livre de Agentes Populares em Saúde das Águas com pescadoras artesanais. O curso conta com a participação de 35 mulheres dos municípios de Cabo, Goiana, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Rio Formoso e São José da Coroa Grande.
O curso tem como foco a ampliação dos conhecimentos sobre a história e a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando sua importância, organização e os direitos dos povos das águas.
Com carga horária total de 60 horas (50 horas em aula e 10 horas em comunidade), a formação segue os princípios da Educação Popular e da Pedagogia da Alternância. No primeiro módulo, realizado em 5 e 6 de novembro de 2024, o grupo discutiu a conjuntura das comunidades pesqueiras, com ênfase em temas como identidade, territorialidade e os impactos do capitalismo na vida das populações pesqueiras. As participantes também frequentaram uma oficina de Cartografia Social, que possibilitou a identificação de processos que afetam a saúde nas comunidades, tanto positivos quanto destrutivos.