73 anos do IAM – Fique por dentro da programação
Na próxima sexta-feira, tem início o mês de setembro e com ele as celebrações dos 73 anos de existência do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). Diversos eventos estão programados para o período, começando pelo lançamento de três projetos do programa Fiocruz Saudável, que ocorrerá na própria sexta-feira (1/9). Todos os projetos têm um recorte étnico racial, levando cada um deles o nome de uma mulher negra de referência na sua área de atuação. O primeiro projeto a ser lançado é a Feira Agroecológica Dandara Palmares. Diferente da feirinha que já ocorre semanalmente, o projeto traz, além da comercialização dos produtos orgânicos, um café da manhã produzido pelas agricultoras de duas associações parceiras: a cooperativa agroecológica Nova Visão (Chã Grande- PE) e o Coletivo de Mulheres da Muribeca (Paulista-PE). Na ocasião – que ocorrerá sempre na primeira sexta-feira do mês, no estacionamento, a partir das 8h – também será apresentado o Minuto SUS, que consiste numa roda de diálogo, tanto com pesquisadores e pesquisadoras do IAM - para popularização da ciência e pesquisas realizadas dentro da unidade - quanto com partilhas vindas dos coletivos parceiros, como ferramenta de divulgação, promoção da saúde e propagação de hábitos saudáveis. Os dois outros projetos do Fiocruz Saudável serão lançados às 13h, no quiosque. São eles: o Clube do Livro Conceição Evaristo e o Coral Vozes Percussivas Elza Soares.
Como o dia do aniversário do IAM (2/9) este ano cai num sábado, a direção do Instituto transferiu a comemoração “oficial” para a terça-feira (5/9). Nesse dia, no auditório, às 9h, acontecerá a palestra “Ciência, Democracia e Iniquidade”, proferida pelo assessor da presidência da Fiocruz para a cooperação com instituições francesas de ciência e tecnologia, Wilson Savino. Antes, às 8h, serão exibidos cinco vídeos da série documental “Porque escolhi ser cientista”, produzido pela jornalista Silvia Santos, que tem como objetivo sensibilizar os jovens estudantes para as atividades de pesquisa e aproximar a população para os temas de ciência e tecnologia. A série é formada por entrevistas realizadas com cinco experientes cientistas da Fiocruz Pernambuco da área da Saúde Pública. Após a exibição, os documentários ficarão disponíveis no site e página da Fiocruz Pernambuco, no Youtube. Fechando a manhã, ainda teremos um momento cultural com poesia do pesquisador Domício Sá e uma confraternização com todos os trabalhadores e trabalhadoras do IAM no nosso refeitório.
A celebração pelos 73 anos do IAM seguem por todo o mês com uma discussão (online) sobre o Observatório em CT&I em Saúde da Fiocruz (dia 6/9 às 9h30), cujo link será divulgado em breve. Em seguida, no dia 22/9, às 10h, no auditório, teremos o lançamento do projeto “Conhecendo a Fiocruz Pernambuco”. Fechando a programação, teremos, na última sexta-feira do mês (29/9), às 9h, também no auditório, a apresentação do resultado da pesquisa - Covid-19 e a violência urbana: repercussões no trabalho e na saúde mental de Agentes Comunitários de Saúde (Edital PMA/FIOCRUZ).