CD da Fiocruz PE se reúne para posse de novos membros e homenagens
Uma manhã de homenagens, confraternização e posse dos novos chefes de departamento e representantes de carreira marcou a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Fiocruz Pernambuco, realizada na manhã de hoje (28/05), na sala Sérgio Arouca.
O encontro foi aberto com a entrega de placas e certificados de 30 anos de trabalho para os servidores Norma Lucena (Depto. de Imunologia); Osvaldo Pompílio Neto (Depto. de Microbiologia) e Patrícia Neves (Seag), como reconhecimento da Fundação Oswaldo Cruz pelos seus 30 anos de serviços dedicados à saúde do povo brasileiro. O momento comemorativo teve espaço reservado para as declarações dos homenageados sobre suas jornadas profissionais ao longo desse tempo.
Norma Lucena falou do seu compromisso com a instituição e o SUS, como uma missão de vida dedicada a fazer chegar à população os resultados dos estudos desenvolvidos. “Quanto mais se recebe, mais se precisa devolver”, afirmou a pesquisadora, lembrando que esses 30 anos foram de muito trabalho. Sua placa foi entregue pela nova chefe do Departamento de Imunologia, Valéria Hernandes.
Patrícia Neves falou do Instituto Aggeu Magalhães como sua casa. “O Aggeu foi um local que me acolheu e eu, em contrapartida, sempre procurei dar o melhor de mim no meu trabalho, naquilo que eu faço nessa instituição pública de saúde. Contribuindo também para que as atividades finalísticas caminhem de uma forma tranquila, fornecendo todo esse suporte por meio dos serviços de logística que eu fiscalizo. Eu tenho muito orgulho de estar aqui e de ser Fiocruz,” declarou. A vice-diretora de Gestão, Ana Cláudia Leão, entregou a comenda a Patrícia.
Osvaldo Pompílio Neto revisitou o período conturbado do seu concurso, quando concorreu a dois certames ao mesmo tempo, no Recife e em João Pessoa, até a integração como servidor do Instituto Aggeu Magalhães. Sempre com bom humor, ele arrematou seu discurso pontuando que, com todo esse esforço, fez por merecer a premiação hoje recebida. O chefe do Departamento de Microbiologia, Antônio Pereira, foi o portador da homenagem ao pesquisador.
Outro servidor da Fiocruz PE, o pesquisador do Departamento de Imunologia Francisco Gomes de Carvalho já havia recebido sua honraria alusiva aos seus 50 anos de trabalho na Fiocruz, pois participou presencialmente da cerimônia realizada na segunda-feira (25/05), no Rio de Janeiro. (Acesse aqui os detalhes da entrega, durante a comemoração dos 126 anos da Fundação Oswaldo Cruz)
A homenagem foi seguida pela posse dos novos membros do CD - os chefes de departamento e representantes de carreira da Fiocruz PE eleitos para o biênio 2026-2028. São eles: Camila Pimentel (Depto de Saúde Coletiva); Fabio Lopes de Melo (Depto de Parasitologia); Antonio Pereira (Depto de Microbiologia); Laura Helena Gil (Depto de Virologia e Terapia Experimental - que foi representada no evento pelo seu vice Arthur Daniel Alves); Valéria Hernandes (Depto de Imunologia); Constância Ayres Lopes (Depto de Entomologia); Maria Alice Varjal (representante dos pesquisadores); Clintiano Curvêlo (representante dos Tecnologistas e Técnicos) e Luciana Vilarim Ferraz ( representante dos Analistas e Assistentes).







