Institucional

Colegiado de Gestão recebe palestrantes da Cogeplan

Publicado em 15 de Agosto de 2023

A reunião do Colegiado de Gestão da Fiocruz Pernambuco, realizada na manhã de hoje (15/08), contou com a participação especial de representantes da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico da Fiocruz (Cogeplan) - o coordenador de Planejamento, Fabio Lamin, e a coordenadora de Cooperação Técnica Nacional, Cláudia Martins. O encontro foi aberto a toda a comunidade da instituição, para que os assuntos relacionados a planejamento, orçamento e cooperação técnica fossem disseminados nas diversas áreas e houvesse espaço para as perguntas diretas do público aos palestrantes.

 

O diretor do IAM, Pedro Miguel Neto, deu as boas-vindas ao encontro e lembrou que no final do mês será finalizado o 1º Ciclo de Planejamento do IAM, ao longo do qual têm emergido dilemas e desafios enfrentados pelos pesquisadores e gestores no campo do planejamento e das aquisições. A vice-diretora de Gestão, Ana Cláudia Leão, ressaltou a importância dessa aproximação da equipe Cogeplan, participando do Colegiado do IAM, de forma a ouvir e responder diretamente às demandas da comunidade da instituição.

 

Fábio Lamin trouxe aspectos do planejamento, desde o questionamento inicial de por que planejar, passando pela complexidade representada pelo conjunto de unidades que formam a Fiocruz e a necessidade de enxergar melhor as necessidades de curto, médio e longo prazo de cada uma delas. Além de apontar os benefícios de todos terem informações inseridas dentro do Sistema de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE), Lamin anunciou a boa notícia de que os lançamentos feitos no Sage passarão a ser migrados para o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) pela Cogeplan, evitando o retrabalho das unidades na alimentação dos dois sistemas. Ele detalhou as mudanças previstas para o planejamento de 2025, com os lançamentos no Sage sendo feitos de forma mais completa e constante, não apenas com o parâmetro anual.

 

Cláudia Martins deu exemplo das dificuldades que estão sendo encontradas na integração entre sistemas (como o Lattes), devido à falta de padronização na forma como os pesquisadores identificam sua unidade de origem em projetos e artigos científicos. Ela abordou também a integração do Sage Planejamento com o Sage Cooperação, desenvolvidos de forma separada e em tempos diferentes. “Nossa premissa com o desenvolvimento do novo Sage é aproximar esses dois projetos”, explicou.

 

A coordenadora declarou que o Instituto Aggeu Magalhães apresenta poucos instrumentos de cooperação formalizados e convidou à reflexão. “É porque a gente coopera pouco ou porque registramos pouco?”. Ela destacou também as vantagens de fechar acordos de parcerias, que garantem recursos para a instituição. O encontro da manhã foi finalizado com um bate papo com os participantes. O Colegiado seguiu no horário da tarde, restrito às equipes da Gestão.