Institucional

Começou o II Workshop de Inovação em Câncer

Publicado em 02 de Dezembro de 2019

De hoje (2/12) até a próxima quarta-feira (4/12), a Fiocruz Pernambuco promove o II Workshop de Inovação em Câncer. Com seis mesas-redondas, o evento irá abordar temas como: Desenvolvimento e validação de biossensores para diagnóstico de infecção cervical por HPVAs; Biomarcadores, diagnóstico e prognóstico para neoplasias hematológicas, câncer de colo e de tireóide; e Atividade antitumoral de compostos naturais e sintéticos.

O diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho e a coordenadora do workshop e pesquisadora do Departamento de Imunologia da instituição, Norma Lucena (foto), fizeram a abertura do evento, falando sobre a importância de iniciativas como esta para a formação dos jovens estudantes.

A primeira tarde de atividades será composta por cinco comunicações, abordando o tema Inovação em Saúde no Brasil. A sessão foi aberta pelo Gerente de Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, César Andrade, que tratou das Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia do Governo de Pernambuco.

O II Wokshop de Inovação em Câncer tem por objetivo divulgar os resultados de dois importantes projetos coordenados pela pesquisadora Norma Lucena e desenvolvidos pelo Laboratório de Imunogenética/ Deptº de Imunologia, da Fiocruz PE. São eles: Biossensor para diagnóstico de infecção cervical por HPV: ferramenta para rastreamento e seguimento de mulheres sob risco de desenvolver câncer de colo. Projeto financiado pelo MS/DECIT/FINEP EDITAL 1299/2013. E, Contribuição de moléculas imunoregulatórias HLA-E, FOXP3, PD1, IL-17 no câncer: polimorfismo gênico, perfil de expressão de miRNAs, regulação por miRNAs, e perfil imune em resposta a ensaios de atividade biológica de compostos naturais e sintéticos. O seu financiamento foi através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica PROCAD-Edital 071/2013; PROEP-Facepe-Fiocruz 2015 e Facepe/AP1044.04.1/2015.