Comunidade científica e amigos prestam homenagens póstumas a Eridan Coutinho
Pesquisadora emérita da Fiocruz, Eridan de Medeiros Coutinho nasceu no Recife, em 7 de agosto de 1931. Ingressou no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE) em 1953. Após concurso de títulos na Fiocruz em 1987, passou a exercer o cargo de pesquisadora titular, tendo se aposentado em 1996. Como consultora científica, continou exercendo atividades no Departamento de Imunologia do IAM, tendo dirigido a instituição de 1993 a 1997.
Ao longo de sua trajetória, recebeu mais de 15 prêmios e homenagens, com destaque para a Medalha do Mérito Médico (Academia Pernambucana de Medicina), em 2009; a medalha do Mérito da Educação Médica Professor Otávio de Freitas (Escola Pernambucana de Medicina), em 2008; a Medalha Pirajá da Silva (Ministério da Saúde), em 2008; a Medalha de Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 1995; o Prêmio Pirajá da Silva, em 1995; e o Prêmio Carlos Chagas, em 1962, entre outros.
Hoje chegou a vez de admiradores, amigos, ex-orientandos e colegas de profissão e trabalho lhe renderem homenagens póstumas.
"É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento da querida Eridan de Medeiros Coutinho, pesquisadora emérita da Fundação Oswaldo Cruz e ex-diretora do Instituto Aggeu Magalhães, a Fiocruz Pernambuco. Eridan foi uma inspiração para mim e para toda a comunidade científica. Sua determinação e conquistas abriram caminho para tantas outras mulheres, na pesquisa e na gestão. Compartilho um trecho de uma entrevista da professora, disponível no canal da Fiocruz Pernambuco, onde ela explica o porquê de ter escolhido ser cientista. E concordo, Eridan, que bom que a vida confirmou que essa era sua vocação! Seu legado de excelência e dedicação permanece. Meus sentimentos à família e aos amigos neste momento de dor", disse Nísia Trindade, Ministra da Saúde do Brasil.
"Conheci Dra. Eridan no início dos anos 90. Época de construção do Departamento de Saúde Coletiva na Fiocruz Pernambuco à qual deu inúmeras provas de apoio e suporte. Pessoa de muita firmeza na defesa da saúde pública brasileira e do papel da Fiocruz para o país. Sabemos o quanto fará falta pra gente mas seus exemplos ficam e nos orientarão. Aos familiares e amigos, meus sinceros sentimentos", Pedro Miguel dos Santos Neto, Diretor da Fiocruz PE
"Dra. Eridan não apenas guiou meu caminho acadêmico, mas também minha jornada pessoal com seus conhecimentos e empatia. Nos meus quase trinta anos de Fiocruz, nunca estive separada de seus ensinamentos e apoio. Sua partida deixa um vazio imensurável, sentirei falta de suas palavras de encorajamento. Seu legado perdura não apenas nos projetos que compartilhamos, mas também nas lições de vida que ela gentilmente transmitiu. Seu exemplo continuará a inspirar meu crescimento e jornada", disse Sheilla Andrade, diretora substituta da Fiocruz PE.
"Me solidarizo com familiares e amigos no pesar pelo falecimento de dra Eridan, pessoa admirável , modelo de profissional excepcional a ser sempre lembrada e reverenciada. Foi minha professora na graduação em Nutrição e desde então a tive em grande estima e admiração. Que Deus a receba e acolha", Alzira Almeida, pesquisadora do Departamento de Microbiologia.
"Eridan, amiga querida, mestra generosa, rigorosa no proceder, mas justa e correta nas decisões que tomou na vida e na profissão. Fui agraciada, pelos filhos, e tive um glorioso momento de felicidade por estar ao seu lado nas últimas horas, trocando perdões e confidências. Na nossa despedida, tranquila, me comprometi a atender alguns pedidos seus, o que farei com a maior honra. Siga em Paz minha amiga", comentou Constança Simões Barbosa, pesquisadora do departamento de parasitologia da Fiocruz PE.
"Que Deus acolha Dra. Eridan em seu amor eterno, e, ao mesmo tempo conforte a família e a todas as pessoas que construíram laços de amizade com ela! Como amigo dela, passei a admirar seu caráter forte ao mesmo tempo que era uma pessoa muito humana! Sempre será, do meu ponto de vista, a cientista do Aggeu Magalhães, a instituição pela qual nutria um amor profundo! Que o exemplo da Dra. Eridan, como pesquisadorora dedicada à ciência seja uma fonte de inspiração aos novos pesquisadores do IAM! Agradeço imensamente a Dra. Eridan a oportunidade de fazer parte do Aggeu Magalhães, e por um grande aprendizado não só científico como também como servidor público que procura cumprir o dever institucional de forma correta! Deus abençoe a senhora!", Roni Evencio, técnico do departamento de Imunologia da Fiocruz PE.
“O falecimento de Eridan representa uma grande perda. Ela foi uma pessoa que se dedicou muito à ciência e que tinha um imenso orgulho de trabalhar para a Fiocruz. Orientou muitas pessoas durante a sua carreira, transmitindo tanto conhecimento. Ela deixa um grande legado de trabalhos publicados, de livros. Só quem conviveu de perto sabe a sua grandiosidade”, disse a pesquisadora aposentada da Fiocruz PE Silvia Montenegro, atualmente pesquisadora voluntária no Departamento de Imunologia.
Saiba mais sobre a trajetória dessa grande cientista e gestora.