Institucional

Curso prepara povo Xukuru para operar Sistema de Informação Geográfica

Publicado em 30 de Outubro de 2024

Com o título “O uso do Sistema de Informação Geográfica no empoderamento do povo indígena Xukuru do Ororubá: operando sobre desigualdades sócio-espaciais no território”, pesquisadores do departamento de Saúde Coletiva (Nesc), da Fiocruz Pernambuco, ministram curso de capacitação, nessa quarta e quinta-feira (30 e 31/10), no território indígena Santana, em Pesqueira. A formação, que aborda técnicas avançadas de análise e gestão territorial, visa promover a inclusão digital e o enfrentamento de desigualdades sócio-espaciais no território, fortalecendo o empoderamento e a autonomia da comunidade indígena.

 

Com uma carga horária de 16 horas, o curso conta com uma grade, que inclui desde a operacionalização de GPS e georreferenciamento até a construção de mapas temáticos e tabelas informativas. A turma de 15 alunos têm a oportunidade de aprender a operar softwares como Google Earth, QGIS e AutoCAD,  que são importantes para a visualização, análise e gestão de dados espaciais. Essas ferramentas possibilitam que os Xukuru do Ororubá gerenciem seu território de maneira mais autônoma, melhorando a capacidade de análise e solução de desigualdades espaciais que afetam a comunidade.

 

A metodologia envolve uma introdução prática ao GPS e sua importância na configuração e uso dos dispositivos, seguida por uma orientação sobre conceitos básicos de georreferenciamento. Durante a construção gráfica em computadores, os participantes aprenderão a criar projetos e adicionar camadas em aplicativos como o QGIS, além de explorar as funcionalidades básicas do AutoCAD.

 

Os módulos são ministrados por uma equipe composta pelos pesquisadores André Monteiro, André Sá, Rafael Moreira e Amanda Cabral, além das egressas  Ranna Gonçalves e Herika Mauricio e dos doutorandos Lucas Rodrigues e Tainá Mafra. O grupo de instrutores está abordando conteúdos que, abordados de maneira acessível e adaptada às necessidades locais, promovem uma aprendizagem técnica voltada para as demandas específicas da comunidade Xukuru.

 

O curso também prioriza a criação de mapas temáticos e a vinculação de dados tabulares, permitindo que os participantes construam relatórios e analisem dados de forma estruturada. Esta iniciativa representa uma ação que busca fortalecer o protagonismo indígena, permitindo que a comunidade exerça maior controle sobre seu território e contribua para o desenvolvimento sustentável da região.