Disponibilizada sala de amamentação no Nust
A Fiocruz Pernambuco passa a contar com uma sala de amamentação no Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/IAM), para dar apoio às trabalhadoras e estudantes lactantes da instituição. O novo espaço, inaugurado nesta terça-feira (06/02), visa incentivar a continuidade do aleitamento materno no processo de volta da licença maternidade, permitindo às mães fazerem a coleta do seu leite durante o expediente, num espaço tranquilo e reservado. A iniciativa facilita a retomada das atividades profissionais e busca diminuir o impacto da separação para a dupla mãe e bebê.
Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia, com uma etiqueta identificando o vidro com o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao seu filho na sua ausência, e também, se desejar, doá-lo para um Banco de Leite Humano. A sala tem acesso restrito, poltrona confortável, iluminação adequada e uma pia para lavagem dos equipamentos.
“A criação dessa sala de amamentação é uma conquista incrível, pois vai oferecer um ambiente mais confortável e equipado para as mães que retornam ao trabalho após a licença maternidade. Com um freezer e uma poltrona especialmente designada para facilitar o processo de desmame, essa iniciativa reconhece os desafios enfrentados pelas mães, especialmente quando a licença é curta, como no meu caso de quatro meses como estudante”, disse a aluna do departamento de microbiologia da Fiocruz PE, Bruna Mendes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva , pelo menos, até seis meses de vida, e complementada até os dois anos ou mais. Segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de 6 milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.
“O retorno ao trabalho para as mulheres é extremamente doloroso, seja pela ordenha ou por não se ter um lugar adequado para o armazenamento do leite, isso faz com que a volta ao trabalho seja um fator de risco para a amamentação. Para isso, o Nust está oferecendo este apoio, para que essas mulheres possam conhecer as estratégias para manter a lactação e ofertar o melhor leite ao seu bebê enquanto elas trabalham”, disse a coordenadora do Nust/IAM, Laurimar, Thomé.
Na ocasião foi inaugurada também a sala de psicologia, no 1º andar da quadra. O local é um espaço de acolhimento, onde os atendimentos são feitos pelos psicólogos Natália Vasconcelos e Rafael Fernandes por demanda espontânea de cada trabalhador.
Os lançamentos contaram com a presença da enfermeira do trabalho, responsável por está área da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Fiocruz), Isis Santos, chefe da enfermagem e coordenadora do projeto “Diálogos com a enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho”, a Renata Mendes, chefe do Núcleo de Ergonomia da CST/RJ, Carla Pepe, chefe do Núcleo de Atenção Integral a Aposentadoria e o Walker Carvalho, representando o NASS (Núcleo de Análise de Situação de Saúde) da CST e COGEPE/ Fiocruz-RJ.