Institucional

Divulgado edital do curso de Geoprocessamento – turma 2020

Publicado em 16 de Setembro de 2019

A Fiocruz Pernambuco divulga o edital do IV Curso de Geoprocessamento e Análise Espacial em Saúde – turma 2020. Serão oferecidas 20 vagas, para profissionais graduados que atuem no campo da Saúde Pública e alunos de pós-graduação em Saúde Pública e afins. As inscrições estarão abertas de 14 de outubro até 14 de novembro, pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br).

 

O curso  será realizado no período de 10 a 21 de fevereiro de 2020, com uma duração total de 80 horas, na modalidade presencial. Seu objetivo é capacitar profissionais que atuam nos serviços de saúde/SUS para o uso de geotecnologias e análise espacial direcionadas a abordagem prática de situações-problemas comuns à rotina dos serviços. As aulas, teórico-práticas, envolverão desde a organização e tabulação de dados até a construção de mapas temáticos e cartogramas que envolvem princípios básicos da análise e estatística espacial.

 

O aluno irá manipular softwares de geoprocessamento e equipamentos necessários para aquisição e georreferenciamento de dados espaciais. Serão feitos exercícios de montagem de bases cartográficas, construção de indicadores, formulação de hipóteses no espaço, bem como a análise espacial dos agravos em saúde.

 

Veja mais detalhes na chamada pública:

IV Curso de Geoprocessamento e Análise Espacial em Saúde – turma 2020