Do litoral ao sertão – Fiocruz presente em todo estado
Desde sua criação, em 1950, o Instituto Aggeu Magalhães (IAM) desenvolve pesquisas em todas as regiões do estado de Pernambuco e em alguns outros estados do Nordeste. Com a sua incorporação à Fundação Oswaldo Cruz, em 1970, a instituição ampliou seus horizontes, estabelecendo parcerias em estudos e atividades de ensino por todo o país.
O tema do calendário Fiocruz Pernambuco 2024 é "Do litoral ao sertão - Fiocruz presente em todo estado". Nesta edição, aliamos imagens das belezas pernambucanas (gente, paisagem, cultura) presentes na capital litoral zona da mata, agreste e sertão, à divulgação das atividades desenvolvidas pela instituição, no campo das pesquisas, nesses territórios.
Pernambuco é um país! Assim o seu povo o define, não só por abrigar 185 municípios, mas, principalmente, pela forte valorização de sua cultura. Poucos são os estados brasileiros onde a população exibe com orgulho e nos mais variados objetos, a sua bandeira, os seus folguedos, a sua música e sabe cantar o seu hino.
Essa sensação de pertencimento e valorização das coisas feitas aqui não é diferente da história do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) – nome oficial da Fiocruz Pernambuco. Criado em 1950, o IAM/Fiocruz Pernambuco também surgiu da preocupação em investigar os principais agravos que acometiam a saúde da população pernambucana, estivesse ela em qualquer região do estado.
Clique aqui e saiba mais sobre as atividades desenvolvidas por todo estado e confira todas as 12 fotos presentes no calendário de 2024 da Fiocruz PE.