Institucional

Documentário O Verão das Meninas na Fiocruz

Publicado em 27 de Maio de 2020

Acaba de ser lançado o documentário "O Verão das Meninas da Fiocruz", fruto do projeto de mesmo nome, desenvolvido pela Fiocruz Pernambuco em parceria com o Observatório Feminista do Nordeste. Com a duração de seis minutos e 26 segundos, o vídeo traz depoimentos das adolescentes, coordenadoras e tutoras do projeto, que aconteceu no período de dezembro/2019 a fevereiro/2020.

 

Resultado da Chamada Interna "Mais meninas na Fiocruz", organizada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), a proposta pernambucana constou de um estágio de um mês, de doze jovens meninas de 14 a 17 anos, provenientes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, nos laboratórios da Fiocruz PE.

 

Além do estágio supervisionado, o projeto contou ainda com a realização do seminário "Mulheres na Ciência: construindo alternativas para superar as desigualdades raciais e de gênero", realizado no dia 11 de fevereiro (2020), Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Na ocasião foram discutidos temas com o machismo no cotidiano, o papel das universidades em formar cientistas e desconstruir desigualdades; e reação negritude e ciência.

 

Na unidade pernambucana da Fiocruz, a proposta e coordenação do projeto "O Verão das Meninas na Ciência" coube a Constância Ayres, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência da Fiocruz PE. Cabendo ao Observatório Feminista do Nordeste o recrutamento, contato com as instituições de ensino, recebimento e julgamento dos vídeos para seleção e escolha das meninas participantes.

 

Para assisti-lo acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1F8PPGgHfEG8zPeFoOdYTopbzpsREKE14/view