Egressa do IAM recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2024
Com a tese "Determinação socioambiental da saúde em territórios produtores de cana-de-açúcar na perspectiva da epidemiologia crítica", a egressa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco Renata Cordeiro Domingues recebeu menção honrosa no prêmio Capes de Teses 2024. O anúncio foi feito com a divulgação do resultado preliminar pela Capes nesta terça-feira (27/8). O resultado final, com os ganhadores do prêmio – que pode chegar a 25 mil reais - será anunciado até 16 de setembro. Já a solenidade de entrega do Prêmio está prevista para dezembro de 2024.
O trabalho – orientado pela pesquisadora da Fiocruz PE Aline Gurgel – é composto por três artigos científicos, que têm por objetivo analisar a determinação socioambiental da saúde nos municípios de Água Preta, Aliança, Sirinhaém, Itambé e Goiana (territórios submetidos ao processo produtivo da cana-de-açúcar na Zona da Mata Pernambucana) a partir dos pressupostos da epidemiologia crítica.
Além de Renata, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp, Fernanda Esthefane Garrides, foi outra estudante da Fiocruz contemplada com a menção honrosa, com a tese "Desigualdades raciais na ocorrência de multimorbidade entre adultos e idosos brasileiros: 10 anos do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)".
O Prêmio Capes de Tese condecora as melhores teses de doutorado defendidas no ano anterior, selecionadas em cada uma das cinquenta áreas de avaliação reconhecidas pela Capes nos programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação.