Institucional

Equipe que trabalha com o Covid-19 recebe primeira dose da vacina

Publicado em 27 de Janeiro de 2021

Trinta pessoas entre estudantes, técnicos e pesquisadores da Fiocruz Pernambuco, envolvidos com o Covid-19, receberam a primeira dose da vacina Sinovac, produzida pelo Instituto Butantan.  A primeira a ser vacinada foi a médica do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), Conceição Freitas. “Eu fiquei muito emocionada. Passa um filme na nossa cabeça com tanta gente que merecia também estar ali. Eu, como a primeira a ser imunizada, encarei como uma homenagem a todas as pessoas que também precisam e merecem serem vacinadas. Em especial aquelas que se foram vítimas da covid”, declarou a médica.

 

Também entre as pessoas imunizadas, a técnica do departamento de Entomologia, Duschinka Guedes, que foi a primeira cientista a isolar coronavírus  SARS-CoV-2, na unidade pernambucana da Fiocruz. Para ela, receber a primeira dose de uma vacina que está tão diretamente ligada a seu trabalho e pesquisa, Duschinka diz que o sentimento foi uma mistura de dever cumprido com alívio. Diz que, como servidora pública, sentiu muito orgulho de participar do processo. Quanto ao seu papel no isolamento do vírus, ela faz questão de dividir o mérito com toda a equipe de trabalho. “O resultado que conseguimos só foi possível porque nossa equipe trabalhou muito unida, coesa e engajada. O trabalho do pessoal da extração, coleta, que realizou o PCR (teste), os técnicos da Prefeitura do Recife que trabalharam conosco, todos foram muito importantes e determinantes, nesse momento que trabalhávamos com o desconhecido”, afirmou.

 

Ainda não há previsão da aplicação da segunda dose, mas estará dentro do período recomendado pelas autoridades sanitárias.