Equipes da Fiocruz PE e UFPE se capacitam para realizar testes diagnósticos para a Covid-19
Os exames dos profissionais de saúde e segurança do estado serão processados por esses profissionais, reforçando a capacidade do Lacen-PE
Nesta terça-feira (07/04), 16 profissionais, sendo 13 da Fiocruz Pernambuco e três da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram treinados para realizar testes de identificação do novo coronavírus. Realizada nos laboratórios Escola e NB3 da Fiocruz PE, a capacitação foi ministrada pelo técnico do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) Jurandy Magalhães - que também é aluno do doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde da instituição. O objetivo foi orientar os profissionais, que estarão na linha de frente desses testes, sobre procedimentos que vão desde o cuidado no recebimento das amostras de pacientes até a extração de RNA do vírus e a realização da reação em cadeia da polimerase (PCR) para o diagnóstico molecular, que é o exame padrão ouro para a Covid-19.
Durante o treinamento, amostras de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) foram coletadas de todos os participantes e, em seguida, serão testadas para coronavírus. Trata-se de um procedimento relacionado à segurança e qualidade dos resultados, que será repetido semanalmente com os técnicos envolvidos nesses trabalhos, para não haver risco de contaminação.
As duas equipes darão um reforço ao trabalho que hoje é desenvolvido pelo Lacen, com foco nos testes diagnósticos dos profissionais de saúde e das forças de segurança do estado. Os profissionais vão atuar, respectivamente, no laboratório NB3 da Fiocruz PE e no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (NUPIT-SG) da UFPE.
A vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência da Fiocruz PE, Constância Ayres, faz um agradecimento a todos os que estão envolvidos nessa força tarefa para ampliar a realização dos testes. "A Fiocruz agradece o empenho dessas pessoas que se voluntariaram, num ato de coragem, para realizar esse trabalho em benefício da comunidade. Reconhecemos a importância dessa dedicação e comprometimento que todos estão demonstrando", declarou.
Capacidade instalada - A Fiocruz PE tem capacidade instalada para processar 4.800 exames por semana, com quatro equipamentos para realização de exames de RT PCR em tempo real. A instituição possui ainda um quinto equipamento, que foi cedido para uso no Lacen, desde o início da emergência com o coronavírus, para reforçar a realização dos testes. O tempo previsto para obter o resultado de cada exame é de 4 a 5 horas.
A Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLab/MS) está enviando para o estado quatro mil testes produzidos em Biomanguinhos, que serão recebidos nos próximos dias. Além disso, a unidade pernambucana já desenvolveu um teste próprio (in house), sob a coordenação do pesquisador Lindomar Pena e também está efetuando a compra de insumos para atender à demanda futura pelo aumento previsto dos casos. Esse teste "caseiro" irá se somar aos testes entregues pelo Ministério da Saúde.