Institucional

Exposição ‘Perspectivas do Livro Acadêmico’ na Fiocruz PE em setembro

Publicado em 26 de Agosto de 2019

Ampliar as fronteiras da leitura e do conhecimento científico. Com essa missão, a Editora Fiocruz leva a exposição “Perspectivas do Livro Acadêmico” ao Instituto Aggeu Magalhães (IAM)/ Fiocruz Pernambuco, no período de 2 a 30 de setembro, mês no qual o IAM comemora os seus 69 anos de existência. 

Pegue e leve - expo

Com o intuito de valorizar o livro como veículo de comunicação pública da ciência e da saúde, a exposição tem entrada gratuita e responde, de forma interativa e lúdica, a perguntas sobre o universo do livro acadêmico e das editoras universitárias. Formada por dois módulos, a exposição apresenta aspectos fundamentais de uma editora, como os livros e as pessoas. Elementos como quebra-cabeça com as coleções que integram o catálogo da Editora Fiocruz, painel interativo, vídeo comemorativo dos 25 anos da Editora são alguns dos componentes apresentados. Há também painel de e-books, vitrines com troféus de prêmios recebidos pela Editora, linha do tempo com livros cenográficos e a “árvore de livros”, que estimula a interação entre público e exposição, convidando os visitantes a compartilhar fotos em suas redes sociais. 

Acesso aos livros e ao conhecimento - Uma das principais atrações da exposição é o “pegue e leve”, em que os leitores podem conhecer, folhear e levar os livros expostos. Na Fiocruz Pernambuco, diversos títulos serão disponibilizados ao público da exposição, que ocupará o mezanino da unidade. Entre eles estão livros que compõem um rico acervo de informações e pesquisas sobre a ciência e a saúde pública no Brasil, como Doença de Chagas, Doença do Brasil; Clementino Fraga Filho: depoimento de um médico humanista; Um Aprendiz de Ciência; História Social da Tuberculose e do Tuberculoso; Do Clima e das Doenças do Brasil; Informação, Saúde e Redes Sociais.  

A facilitação do acesso aos livros vai ao encontro da principal missão da Editora Fiocruz: a divulgação em CT&I e Saúde: “Os conhecimentos contidos em nossos livros não podem ficar parados nas estantes. Livro é para ser lido, apropriado, partilhado e deve servir à produção de novos conhecimentos”, defende o editor executivo João Canossa.

O diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão, reforça a importância da disseminação do conhecimento e da chegada da exposição ao Instituto Aggeu Magalhães "A vinda da exposição é uma excelente oportunidade para a nossa grande comunidade de pesquisadores, servidores da área de gestão e estudantes de nosso programas de pós-graduação e iniciação científica apreciarem e interagirem com a parte lúdica propiciada pelos módulos que a compõe. A mesma será aberta justamente no dia em que celebramos o aniversário de 69 anos do nosso Instituto. Na ocasião também anunciaremos as atividades de preparação do nosso 70o aniversário, para celebrar este histórico marco”, ressalta o diretor.  

Sobre a Editora Fiocruz - Criada em 1993, a Editora Fiocruz surgiu da necessidade de tornar público e ampliar o acesso ao conhecimento científico nas áreas da saúde, criando um espaço para dar visibilidade aos resultados de pesquisas. Desde seu primeiro lançamento, em 1994, sempre teve como objetivo difundir livros em saúde pública, ciências biológicas e biomédicas, pesquisa clínica, ciências sociais e humanas em saúde.

Em 2018, completou 25 anos de existência, contabilizando um catálogo com mais de 460 títulos. A Editora reúne obras que disseminam não só a produção acadêmica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas de qualquer estudo de importância e impacto para a saúde em âmbitos nacional e internacional.

Serviço

 - Exposição Perspectivas do Livro Acadêmico

- Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz Pernambuco (Mezanino)

  Avenida Professor Moraes Rego, s/n – Campus da UFPE

  Cidade Universitária – Recife – PE

 - Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

 - 2 a 30 de setembro de 2019 (Obs: prorrogada até 31/10/2019)

 - Entrada gratuita