Fiocruz PE comemora 73 anos com projetos do programa Fiocruz Saudável
Nesta sexta-feira, 1º de setembro, o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) da início às celebrações de seus 73 anos de dedicação à pesquisa e à promoção da saúde. Em um mês repleto de comemorações, o Instituto inicia as festividades com o lançamento de três projetos do programa Fiocruz Saudável, todos com foco no recorte étnico racial e homenageando mulheres negras notáveis em suas respectivas áreas de atuação.
A primeira atividade é a Feira Agroecológica Dandara Palmares. Esta iniciativa vai além da comercialização de produtos orgânicos de alta qualidade, os visitantes poderão desfrutar de um café da manhã, preparado pelas agricultoras de duas associações parceiras: a Cooperativa Agroecológica Nova Visão, de Chã Grande, PE, e o Coletivo de Mulheres da Muribeca, em Paulista, PE. A feira ocorrerá sempre na primeira sexta-feira do mês, no estacionamento do instituto, a partir das 8h.
Além da "Feira Agroecológica Dandara Palmares", a sexta-feira inaugural também marca o lançamento do "Minuto SUS".
Esta iniciativa consiste em uma roda de diálogo envolvendo pesquisadores e pesquisadoras do IAM, com o objetivo de popularizar a ciência e compartilhar pesquisas realizadas na unidade. O "Minuto SUS" é uma ferramenta essencial para a divulgação, promoção da saúde e a disseminação de hábitos saudáveis.
Programação Minuto SUS:
01/09 - "O SUS como Patrimônio do Povo Brasileiro e a Fiocruz Pernambuco" com Islândia Carvalho.
06/10 - "O Cuidado com a Tuberculose e a Inovação da Fiocruz Pernambuco para o Diagnóstico e Tratamento" com Lilian Pimentel.
10/11 - "Avaliando a Transmissão da Esquistossomose para Promover Saúde: O Papel do Laboratório de Esquistossomose da Fiocruz Pernambuco" com Elainne Souza.
01/12 - "Por Que Precisamos Falar de Filariose e Por Que a Fiocruz Pernambuco é Referência Nacional?" com Ana Aguiar.
Dando continuidade a programação, dois outros projetos do Fiocruz Saudável serão lançados às 13h, no quiosque do Instituto. O "Clube do Livro Conceição Evaristo" promoverá a leitura e discussão de obras de autoria de Conceição Evaristo e de outros autores negros, incentivando a reflexão e o diálogo sobre questões raciais e sociais. Enquanto isso, o "Coral Vozes Percussivas Elza Soares" trará harmonia e ritmo, unindo vozes em uma celebração musical que homenageia a lendária cantora Elza Soares.
Fique atento às atualizações e programação em nossos canais de comunicação para mais informações sobre essas iniciativas e como você pode participar. Junte-se a nós nesta jornada de inovação, celebração da cultura e promoção da saúde.