Fiocruz PE cria Coordenação de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde
Visando articular, de maneira intersetorial, as áreas de Ensino, Pesquisa e Gestão, no que concerne ao Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, a Direção da Fiocruz Pernambuco decidiu criar uma coordenação específica para assessorar e coordenar ações da unidade nas áreas dessas competências. O novo setor deverá trabalhar em consonância com as políticas da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz).
A Coordenação de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde será ligada diretamente à Direção do IAM e irá gerenciar setores, projetos e políticas que hoje estão sob responsabilidade das vice-diretorias e da Direção, como é o caso da qualidade, das atividades assistenciais e processos de acreditação. No que diz respeito às pesquisas e aos projetos, a Coordenação também deverá dialogar com as três esferas de gestão do SUS e com os movimentos sociais. Para o diretor da Fiocruz PE, Pedro Miguel, a nova coordenação irá favorecer a participação da unidade em agendas estratégicas e integrará atividades e projetos em âmbito institucional, nacional e até mesmo internacional, uma vez que temas como meio ambiente e promoção da saúde são pautas já colocadas como prioritárias para o novo Governo federal. Com a criação da Coordenação a unidade irá organizar melhor as demandas e o fluxo dessas agendas.
A escolhida para assumir a nova Coordenação foi a atual vice-diretora de Ensino e Informação Científica da Fiocruz PE, Idê Gurgel (foto). Por sua vez, a pesquisadora do departamento de Imunologia Sheilla Oliveira, assumirá a Vice-Direção de Ensino. Idê Gurgel é médica, doutora em Saúde Pública com estágio de doutoramento na Escola de Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Manchester (UK). Atualmente integra a equipe do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat) do Departamento de Saúde Coletiva, da Fiocruz Pernambuco, desenvolvendo estudos no campo da Saúde, Ambiente, Trabalho e Vulnerabilidades Sociais; Análise de Política de Saúde e Uso do Conhecimento Científico na Política de Saúde. Idê também é reconhecida nacionalmente como uma importante interlocutora entre a academia e os movimentos sociais. “Trata-se de uma coordenação que já nasce intersetorial. Esse é o movimento que a gente vai tentar trazer para os vários setores intra e intersetoriais, procurando desenvolver melhor essa agenda ambiental e de atenção e de promoção da saúde aqui, numa perspectiva de reforçar o Sistema Único da Saúde”, pontuou a gestora.
Essa compreensão é compartilhada por Sheilla Oliveira que considera que a multidisciplinaridade, destacada por Idê, impactará também numa melhora do Ensino. “No ensino a gente precisa das comissões de ética, da Biossegurança, do planejamento institucional. Tudo isso faz com que essa multidisciplinaridade fortaleça o “produto final” do processo educacional. Então é continuar o trabalho e se unir à nova coordenação, que é um grande desafio, mas que está em excelentes mãos”, declarou Sheilla.
A nova Coordenação impacta no escopo de todas as vices-direções da Fiocruz Pernambuco e consequentemente de toda a unidade. Para o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência, Manoel Lima Junior, a criação da Coordenação da Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde já era uma necessidade dentro da estrutura da Fiocruz Pernambuco, porque se trata de uma política. Assim, essa coordenação vem fortalecer essa política, seja em ações de melhoria e promoção da saúde, seja na sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A sua criação ajuda a definir papéis na instituição. É importante ressaltar que os Serviços de Referência, em sua capacidade assistencial, passam a ter uma coordenação mais específica, fortalecendo a atuação desses setores junto ao SUS.
Já no que se refere à Vice-Direção de Gestão e Desenvolvimento Institucional, segundo a sua titular, Ana Cláudia Souza Leão, a Coordenação irá melhorar os fluxos internos na organização de processos. “De imediato a sua atuação (da coordenação) irá fortalecer as ações relacionadas à Qualidade e consequentemente à Acreditação”, afirmou a vice-diretora.