Fiocruz PE participa da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Na próxima segunda-feira (21/10), começa a XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em Pernambuco, a abertura oficial acontecerá no município de Riacho das Almas (Agreste do Estado), em frente à Escola Mário da Mota Limeira.
A Fiocruz Pernambuco participa do evento - que acontece de 21 a 27 de outubro com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” - em dois momentos. Na abertura, no interior, estará presente o Serviço Nacional de Peste e o grupo de pesquisa do departamento de Saúde Coletiva que desenvolveu o jogo eletrônico Super SUS. Já no decorrer da semana (de 22 a 25/10), equipes de todos os Serviços de Referência da unidade realizarão atividades, das 9h às 16h, voltadas para estudantes da educação básica, no Laboratório Escola da Fiocruz PE.
Essa ida do Serviço Nacional de Peste a Riacho das Almas tem um significado simbólico muito forte para a história do município. O povoamento do local começou por volta de 1876, como parte integrante de Caruaru. Em 1881 foi criada uma feira no povoado, que se denominava Riacho das Éguas. O nome foi atribuído porque, nos períodos de seca, as éguas iam beber água num riacho das proximidades. Em 1905, o povoado enfrentou uma epidemia de peste bubônica, que resultou na morte de centenas de pessoas. Depois da superação da doença, o padre José Ananias sugeriu a mudança de nome para Riacho das Almas, em homenagem às almas dos mortos vitimados pela epidemia da peste.