Fiocruz PE perde a sua primeira diretora Eridan Coutinho
Faleceu na madrugada desse dia 22 de março de 2024, a pesquisadora emérita da Fiocruz, Eridan Medeiros Coutinho. Primeira - e até então única- diretora do Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz Pernambuco, Eridan marcou toda uma geração de cientistas pela sua competência, dedicação e empenho em defesa da ciência.
Médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco, realizou trabalhos como pesquisadora na área da patologia das doenças tropicais, estudando, particularmente, a patobiologia do hospedeiro desnutrido em relação à esquistossomose e outras parasitoses. Sobre esse tema, seus trabalhos foram pioneiros e têm sido citados por autores nacionais e estrangeiros.
Sua gestão (1993 – 1997) foi marcada pela qualificação de recursos humanos em todos os níveis, a criação do primeiro mestrado em Saúde Pública de Pernambuco e a adequação das estruturas físicas do IAM.
Na Fiocruz Pernambuco, Eridan deixa uma legião de admiradores entre orientandos, amigos e colegas de trabalho. Todos nós que fazemos parte da comunidade Fiocruz agradecemos a doutora Eridan Coutinho por todo esse legado.
O velório será realizado no cemitério Morada da Paz (Paulista/PE), às 14h e a cremação às 18h45.
"Conheci Dra. Eridan no início dos anos 90. Época de construção do Departamento de Saúde Coletiva na Fiocruz Pernambuco à qual deu inúmeras provas de apoio e suporte. Pessoa de muita firmeza na defesa da saúde pública brasileira e do papel da Fiocruz para o país. Sabemos o quanto fará falta pra gente mas seus exemplos ficam e nos orientarão. Aos familiares e amigos, meus sinceros sentimentos." Pedro Miguel dos Santos Neto – Diretor da Fiocruz PE
Saiba mais sobre a trajetória de Eridan Medeiros, essa importante personagem da história da Fiocruz PE no nosso site e na série de vídeos "Por que escolhi ser cientista".
Comunidade científica e amigos prestam homenagens póstumas a Eridan Coutinho, confira aqui!